Ford apresenta novo Fiesta


ford-fiesta-2017-europa-01Versões do novo Fiesta: Active, ST Line, Vignale e Titanium

A Ford oficializou a chegada da sétima geração do Fiesta à Europa. O modelo foi apresentado em um evento especial, chamado Go Further – slogan atual da marca -, realizado em Colônia, na Alemanha. A marca aproveitou para exibi-lo em quatro variações: o luxuoso Vignale, o esportivo ST Line, o “comum” Titanium e o aventureiro Active. Ainda não há confirmação, mas tudo indica que ele desembarque também no Brasil no prazo de dois anos.

ford-fiesta-2017-europa-02Fiesta Vignale

Em termos estéticos, o novo Fiesta não rompe tanto com o passado como fez a quinta geração há oito anos (leia aqui). A dianteira, por exemplo, possui laços com o modelo atual, em especial na grade bocão, nos faróis alongados e na frente em cunha. No entanto, cada uma das quatro variações supracitadas traz acabamento diferente, alterando-se grade, luzes de neblina, tomadas de ar e a parte inferior do para-choque.

ford-fiesta-2017-europa-04Fiesta ST Line

As laterais seguem com linhas que remetem ao produto atual. Há menos vincos, é verdade, mas o corte de portas e janelas lembra bastante o Fiesta apresentado em 2008. A traseira tem o maior rompimento com a quinta linhagem, abandonando as lanternas elevadas na vertical por conjuntos na horizontal, invadindo a tampa do porta-malas pela primeira vez na história do hatch.

ford-fiesta-2017-europa-05Fiesta Vignale

Por dentro, há um tanto do EcoSport apresentado recentemente nos Estados Unidos (leia aqui). As linhas da parte central do painel, englobando difusores de ar e tela do sistema multimídia, o volante e o quadro de instrumentos são idênticos. O acabamento interno varia: detalhes vermelhos no ST Line, um trilho bege nos bancos do Active e revestimento em couro também para o painel no Vignale.

ford-fiesta-2017-europa-08-activeFiesta Active

Em termos de equipamentos, a Ford afirma que seu líder de vendas na Europa é também, agora, o compacto mais avançado do mundo. Seu sistema de frenagem automática conta com 12 sensores de ultrassom, três radares e duas câmeras, permitindo identificar pedestres a uma distância de 130 metros. Ele pode monitorar inclusive pessoas à margem das vias. O hatch conta também com auxílio de baliza, leitor de sinais de trânsito, acionamento automático do farol alto, controle de velocidade adaptativa, alerta de objetos em pontos cegos, entre outros. O sistema multimídia Sync 3 conta com comandos por gestos, tela de até oito polegadas, integração com aplicativos de celular, entre outros.

ford-fiesta-2017-europa-03Fiesta Titanium

A Ford não detalha a plataforma, mas se especula que a arquitetura é a mesma do hatch atual, com evoluções. A marca fala em rigidez à torção 15% maior, graças também ao uso de aço mais forte. Agora são 4,04 metros de comprimento e 2,493 m de entre-eixos, com ganhos de 7 e 0,4 cm, respectivamente. As rodas podem ter até 18 polegadas e o coeficiente aerodinâmico chega a 0,286 Cx.

ford-fiesta-2017-europa-11Fiesta Titanium

A gama de motores dispõe de sete variações, oferecidas a depender do mercado. A diesel, há o 1.5 TDCi sempre com transmissão manual de seis marchas. Ele tem versões de 85 e 120 cv. A gasolina, o Fiesta conta com dois propulsores. Um deles é o 1.0 EcoBoost, turbinado, que é oferecido aqui na geração atual. Na Europa, são três variações: 100, 125 e 140 cv, todas com caixa manual de seis velocidades, mas somente a menos potente tem câmbio de dupla embreagem. O outro é um 1.1 12v aspirado, derivado do EcoBoost, com variações de 70 e 85 cv, sempre com transmissão manual de cinco relações. Ele substitui o 1.25 do antecessor.

As primeiras unidades chegam às ruas europeias em junho de 2017.

ford-fiesta-2017-europa-06Fiesta ST Line

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s