Paris e Cidade do México falam em banir carro a diesel até 2025


Volkswagen Passat TDI EUA

Os motores a diesel parecem ter sido eleitos os novos vilões do aquecimento global. Principalmente após o escândalo Dieselgate (leia aqui), o caso de propulsores fraudulentos do Grupo Volkswagen, municípios em todo o mundo falam na proibição de venda e circulação de veículos movidos por eles. Durante o encontro do Grupo de Liderança Climática das Cidades (C40), em que as questões ambientais foram o principal tema, ganhou força o banimento deste tipo de propulsão. As vozes mais fortes contra estes carros foram dos prefeitos de Cidade do México, que sedia o evento neste ano, e Paris, cuja prefeita passou a presidir a entidade.

Segundo as autoridades que se reúnem na capital mexicana, os relatórios apontam para a morte de 6,5 milhões de pessoas todos os anos devido à poluição do ar. Os automóveis a diesel, de acordo com seus dados, seriam responsáveis por uma boa parte do problema, em especial nos casos de câncer de pulmão e outras doenças. O discurso foi apoiado pelos alcaides de Madrid e Atenas, capitais de Espanha e Grécia, respectivamente.

As cidades envolvidas já impuseram limites a determinados veículos. Paris proibiu a circulação de carros feitos antes de 1997 em suas áreas centrais (leia aqui) e a própria França faz campanha contra modelos a diesel (leia aqui) desde 2014. A Cidade do México mantém também uma política contra a rodagem de determinados veículos em dias de poluição elevada do ar.

O C40

Criado em 2005, o C40 reúne prefeitos de 85 cidades de todo o mundo, incluindo, além das supracitadas, municípios como Nova York, Moscou, Jacarta, Melbourne, Seul, Buenos Aires, Milão e Cairo. Sua sede fica em Londres e seu último presidente foi Eduardo Paes, do Rio de Janeiro.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s