Fiat encerra produção nacional do Ducato; utilitário será importado


Fiat Ducato 2013 - 00

Uma geração atrás da Europa (e com uma reestilização profunda no meio do caminho), o Fiat Ducato deixou de ser produzido no Brasil. Montado pela Iveco em Sete Lagoas (MG) desde 2000, o utilitário sai de cena após algumas tentativas de nacionalizar sua linhagem mais moderna – há alguns anos, não era incomum ver uma unidade do produto mais recente rodando pelas estradas mineiras. No entanto, a FCA decidiu por não fabricá-lo mais em solo tupiniquim. Assim, ele passará a vir importado em 2017.

Fiat Ducato MultiJet 03Oficialmente, a Fiat não detalha os motivos do fim da operação, após 16 anos de contrato com a Iveco, outra marca da FCA. O que se sabe é que a marca de caminhões dispensou 300 funcionários devido ao encerramento das atividades, fechando a linha dedicada ao Ducato e aos irmãos Citroën Jumper e Peugeot Boxer. Diretor comercial da companhia no Brasil, Sérgio Ferreira confirma a descontinuação da van, garantindo haver estoques para alguns meses. Depois disso, ela será renovada por importação. “Não desistimos do produto, vamos continuar a vendê-lo, só não podemos dizer de onde virá”, pontua. Hoje, a nova geração do utilitário é feita na Itália e no México, de onde poderia vir sem recolher alíquota extra de IPI.

Fiat Ducato 2012 03Antigo líder do segmento, o Ducato atualmente ocupa o segundo posto entre os furgões, atrás do Renault Master. De janeiro a novembro, emplacou 2.716 veículos, metade do líder Renault Master, que no mesmo período comercializou 5.846 unidades, mas ficou bem à frente de Iveco Daily (1.692), Mercedes-Benz Sprinter (1.274), Citroën Jumper (730) e Peugeot Boxer (628).

Fiat Ducato 2013 - 01A geração brasileira do Ducato é a segunda do utilitário, lançada em 1993 na Europa. Por aqui, ela desembarcou quatro anos depois, passando a ser produzido pela Iveco em 2000. No Velho Mundo, passou por uma reestilização em 2002, que chegaria aqui em 2004. Desde então, a edição tupiniquim viu ligeiros retoques e mudanças mecânicas, com destaque para a troca do motor 2.8 pelo 2.3. Na Europa, a terceira linhagem surgiu em 2006 (acima), com apelo mais arrojado. Ela recebeu alterações leves, até que em 2014 ganhou uma modificação profunda, ganhando a cara atual (abaixo). É esta que virá ao Brasil a partir de 2017.

Fiat Ducato Europa 2014 01

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s