Ele recebeu aplausos da torcida e dos mecânicos de todo o paddock ao abandonar no GP do Brasil de 2016, ganhou o carro que usou na etapa tupiniquim e foi homenageado por equipes e pilotos ao término do campeonato deste ano da Fórmula 1. No entanto, Felipe Massa voltou atrás e não vai mais deixar a categoria por ora. O brasileiro foi confirmado como novo titular da Williams para 2017 e vai voltar a alinhar no grid. Isso tudo por “culpa” de Nico Rosberg.
Atual campeão, Rosberg anunciou sua aposentadoria da F1, ao 35 anos. Com isso, a Mercedes tratou de buscar um substituto. Sonho também da Ferrari, Valtteri Bottas está de malas prontas para o time alemão – embora nenhuma das partes tenha confirmado as conversas – abrindo novamente uma vaga na Williams. A equipe inglesa, buscando alguém experiente e com “tempo de casa”, tratou de convencer o brasileiro a voltar às pistas. E ele retornará no lugar do finlandês, caso este se transfira para a atual tricampeã – algo que é dado como certo nos bastidores.
Além de ser considerado um bom desenvolvedor de carros, conhecer os mecânicos e saber do potencial da Williams, Massa será importante comercialmente. A principal patrocinada da escuderia britânica, Martini, não pode ter sua imagem associada a pilotos com menos de 25 anos. Para 2017, o novato Lance Stroll, de 18 anos, é um dos titulares. Assim, o brasileiro seria o elo das pistas entre a equipe de F1 e a marca de bebidas alcoólicas.