“O Que Esperar Para 2016”: Erros e acertos – Parte I


Volkswagen Golf 2016 Brasil - Comfortline - 02

O ALL THE CARS está longe de ser vidente. No entanto, também faz previsões sobre novidades automotivas ano a ano. E para mostrar que somos aptos a erros – e também vítimas das mudanças bruscas de planejamento das filiais brasileiras – prestamos as contas ao final de cada ano. Assim, começamos a série de Erros e Acertos do Especial “O Que Esperar Para 2016“. O post original você confere aqui. Nossa prestação de contas está logo abaixo, com a primeira parte de um total de cinco.

Confira!

NA MOSCA

chery-qq-nacionalChery QQ (nacionalização) – Já havíamos previsto a nacionalização do QQ para 2015, mas atrasos no cronograma da Chery fizeram o lançamento ficar para 2016. E foi no final do segundo tempo, ao término de outubro, que o compacto chinês enfim passou a ser produzido em Jacareí (SP) (leia aqui). E a confirmação oficial havia acontecido em abril (leia aqui)! Previmos para a metade do ano, mas aí está ele: o compacto asiático, enfim, ganhou passaporte brasileiro.

chevrolet-cruze-sport6-2017-brasil-05

Chevrolet Cruze Sport6 (novo) – Esse acerto foi mesmo na mosca. A segunda geração do Cruze Sport6 foi de fato oficializada no abrir de portas do Salão do Automóvel de São Paulo (SP), em novembro (leia aqui). Os detalhes ficaram para dezembro (leia aqui) e o hatch já está à venda com o 1.4 turbo que nós não demos certeza de vinda. Temos crédito, vai…

CHEVROLET ONIX ACTIV 2017

Chevrolet Onix (reestilização) – O líder de vendas em 2015 estava com a reestilização engatilhada e alguns flagras mostravam estágio avançado de desenvolvimento. Assim, ficou fácil prever seu lançamento. Acertamos quase tudo: novos faróis, grade, para-choques, lanternas, rodas, o sistema MyLink2 e o acabamento aventureiro Activ. Faltou a data: apostamos para o último trimestre, no Salão, mas ele chegou em julho (leia aqui).

fiat-mobi-drive-01Fiat Mobi (novo) – Esse foi um acerto “nota 10 com estrelinha”. Cravamos do projeto X1H o nome (“Mobi”, que, ok, não era mais tão segredo), a tampa do porta-malas inteiriça em vidro, o conhecido motor 1.0 8v Fire em vez do novo 1.0 de três cilindros e o mês: abril (leia aqui). Para completar, ele matou na hora o Uno Vivace, que não ganhou a reestilização das demais versões, e substituiu aos poucos o Palio Fire, que agora só é oferecido para frotistas.

Peugeot 208 2017 01Peugeot 208 (reestilização) – Outro que dava sinais de chegada por conta dos flagras era o 208. Ele acompanhou as mudanças vistas no primo europeu, com destaque para os retoques em faróis, grade, para-choque e luzes auxiliares. Não bancamos o motor 1.2 12v PureTech, mas previmos o GT com propulsor 1.6 THP. Acertamos ainda a chegada no segundo trimestre: a oficialização aconteceu em abril (leia aqui).

Volkswagen Gol 2017 BR - Highline 01

Volkswagen Gol (reestilização) – A queda acentuada do Gol fez a Volkswagen mexer no antigo campeão de vendas ainda no primeiro trimestre, como apontamos. Em fevereiro (leia aqui), o hatch recebeu novos faróis, grade, para-choques, lanternas, rodas e interior, além do motor 1.0 12v. A ideia foi deixá-lo mais refinado, graças a itens como a nova central multimídia. Porém, ele perdeu os conjuntos ópticos com duplo refletor…

Volkswagen Golf TSI 2107 ComfortlineVolkswagen Golf (nacionalização) – A Volkswagen havia anunciado a nacionalização do Golf já em janeiro de 2015. Era questão de tempo: um ano depois, enfim, ele chegou ao mercado (leia aqui). Junto vieram o 1.4 TSI Flex de 150 cv, como adiantamos, e o 1.6 16v de 110/120 cv, que não previmos. Meses depois, foi a vez do 1.0 TSI Flex de até 125 cv, outro que não estava na nossa planilha de prospecções.

AINDA TEM CHANCE (MESMO QUE POUCA)

Kia Rio 2011 - 02Kia Rio (novo) – Por mais um ano, o ALL THE CARS caiu no “Conto do Kia Rio”. Confirmado pelo representante nacional, Grupo Gandini, o hatch foi tão especulado por aqui que até perdemos a conta. E o pior de tudo é: a parceira local garante que ele vem outra vez, a partir de 2017, já em sua nova geração, a ser produzida no México (leia aqui). Certamente você vai vê-lo novamente no “O Que Esperar Para”, na edição do próximo ano…

Renault Kwid 2016 01Renault Kwid (novo) – Flagrado diversas vezes, rodando na Índia há cerca de um ano, com antecessor descontinuado (Clio)… Era a deixa para o Kwid estrear ainda em 2016. Apostamos que ele seria apresentado no Salão neste ano, para vendas a partir de 2017, com chegada conjunta do motor 1.0 12v. Ele apareceu no evento paulistano apenas em versão conceitual (leia aqui), o novo propulsor de três cilindros surgiu com Logan e Sandero (leia aqui) e o compacto ficou mesmo para o próximo ano.

Toyota Etios ReadyToyota Etios (reestilização) – Outro em que apostamos por dois anos a fio em uma reestilização e nada… É bem verdade que a Toyota fez ampla modificação no compacto, agregando câmbio automático (leia aqui), motores com duplo comando variável (leia aqui) e até uma frente redesenhada para versões específicas (leia aqui). Porém, a gama segue, no geral, com a mesma carinha de sempre. E nós vamos apostar nele novamente em 2017.

ERROU FEIO, ERROU RUDE

Peugeot 308 (novo) – A Peugeot chegou a confirmar a chegada da nova geração do 308 no Mercosul, durante o Salão de Buenos Aires de 2015 (leia aqui). Por isso, era “fácil” prever sua vinda. Mas a marca atrasou duas vezes os planos e, agora, a vinda é praticamente descartada. O euro em alta, o desaquecimento do segmento e a tendência de crescimento dos crossovers fizeram a empresa desistir do modelo. Quem sabe a terceira linhagem, prevista para 2019, desembarque por aqui…

Peugeot 308 2014 02

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s