“O que esperar para 2016”: Erros e acertos – Parte II


Audi A4 2016 Brasil 01

Como você, querido leitor do ALL THE CARS, já sabe, anualmente este blog faz previsões de lançamento. E ao final do período, ele também divulga um balanço de seus prenúncios, apontando os erros e os acertos. Assim, passamos um pente fino no especial “O Que Esperar Para 2016”, com a primeira parte publicada anteriormente (leia aqui). Agora vamos à segunda parte, revisando as previsões com sedãs e cupês (leia aqui as previsões originais). Todas elas podem ser conferidas na seção ESPECIAIS.

Confira.

NA MOSCA

Audi A4 2016 Brasil 03Audi A4 (novo) – Após ser apresentado na Europa, era questão de tempo até que o novo A4 chegasse ao Brasil. Ou seja: a previsão não era lá grande feito. Porém, acertamos a data da vinda: no segundo trimestre – ele fora lançado em abril (leia aqui). Pouco depois, o sedã ganhou ainda uma versão mais cara (leia aqui).

Chevrolet Cruze 2017

Chevrolet Cruze (novo) – Com flagras recorrentes em Brasil e Argentina, onde é produzido, o Cruze dava claros sinais de chegada iminente. Além disso, as fontes já indicavam: o encerramento da montagem da primeira linhagem em solo tupiniquim e os estoques no final eram a deixa para a Chevrolet renovar de vez seu sedã. Previsto por nós para o primeiro semestre, ele chegou no fim de maio (leia aqui).

CHEVROLET PRISMA 2017Chevrolet Prisma (reestilização) – Com a renovação do Onix, não faria sentido que o Prisma mantivesse a mesma cara. Dito e feito: a Chevrolet logo tratou de apresentar a atualização do sedã junto à do hatch. Cravamos todos os pontos da mudança (como no Onix), apostando no lançamento para o segundo semestre. Ele veio a público em julho (leia aqui).

ford-fusion-2017-brasil-02Ford Fusion (reestilização) – Uma das atrações da Ford no Salão de Detroit, em janeiro, o Fusion reestilizado só precisava esgotar os estoques para chegar ao mercado. Por isso, apostamos em sua vinda para meados de 2016. A marca, porém, optou por lançá-lo mais tarde, em setembro (leia aqui). A versão híbrida só viria em outubro (leia aqui).

Honda Civic Brasil 2017 01

Honda Civic/Coupé (novo) A Honda já vinha trabalhando arduamente na variação brasileira do Civic. Antigo líder dos sedãs médios, ele foi todo reformulado para brigar com o “rei” atual da categoria, o Toyota Corolla. Como apostamos, ele trouxe tecnologias inéditas aos nacionais, como os faróis Full LED e o alerta de objetos em pontos cegos, além de novidades não previstas, como o motor 1.5 turbo (versão Touring) e o controle de estabilidade de série. Apostamos no lançamento para a metade de 2016: ele aconteceu em julho (leia aqui). A vinda do Civic Coupé, no entanto, é incerta.

hyundai-elantra-2017-brasil-01

Hyundai Elantra (novo) – Apesar de não parecer, o Elantra foi completamente reformulado. O design da edição coreana, trazida ao Brasil, já era público, mas faltavam detalhes em termos de equipamentos e mecânica, diferentes para nosso mercado. Ele desembarcou por aqui exatamente quando previmos: no Salão do Automóvel de São Paulo (SP), em novembro (leia aqui).

kia-cerato-brasil-2017-01Kia Cerato (reestilização) – Grande lançamento da Kia no Salão de São Paulo, o reestilizado Cerato cumpriu o que prometemos: além da dianteira revista, o sedã também passou a vir importado do México, da fábrica inaugurada recentemente pela marca coreana no País. Só erramos a data: previmos seu lançamento para junho, mas o lançamento de fato só ocorreu em novembro (leia aqui).

Sentra SL - 3-4 Frente

Nissan Sentra (reestilização) – Estreado em novembro de 2015 nos Estados Unidos, o novo visual do Sentra chegou ao Brasil quando previmos: no segundo trimestre de 2016, em maio (leia aqui). E ele melhorou no que precisava: ganhou desenho mais inspirado, melhorou o acabamento e teve as versões mais recheadas.

Volkswagen Voyage 2017 BR - Comfortline 01Volkswagen Voyage (reestilização) – Como no caso do Prisma, a Volkswagen aproveitou a reestilização do Gol para atualizar o irmão sedã, o Voyage. Ele acompanhou o hatch nos retoques da dianteira e interior, mas manteve a traseira da última atualização, datada de 2012. Erramos ao apostar em novas lanternas, portanto. Acertamos, porém, na data: previsto para o primeiro trimestre, ele foi oficializado no fim de fevereiro (leia aqui).

AINDA TEM CHANCE (MESMO QUE POUCA)

Jaguar XE S 2016 - 03Jaguar XE (nacionalização) – Apostamos que a Jaguar fabricaria o XE em Itatiaia (RJ) ainda em 2016, tornando-a uma montadora nacional. O sedã chegou à linha 2017 em julho (leia aqui), mas segue importado da Europa. Por ora, a planta fluminense segue produzindo somente modelos da Land Rover. E, aparentemente, não há pressa para fabricar os veículos da marca dos felinos…

kia-optima-brasil-2017

Kia Optima (novo) – Ele está pronto nos Estados Unidos desde abril de 2015 (leia aqui). Por isso, apostávamos em sua chegada ao Brasil ainda para 2016. Ele apareceu no Salão de São Paulo (leia aqui) e até foi confirmado pela Kia como lançamento para este ano (leia aqui), mas deve acabar ficando mesmo para 2017. Isso, claro, se a marca não seguir os passos da Hyundai, que descontinuou o Sonata, irmão do Optima, em favor do Azera.

ERROU FEIO, ERROU RUDE

Toyota Yaris Sedan/R – Flagrado rodando pelo Brasil, o Yaris R – ou Yaris Sedan, como é conhecido no Canadá, ou Scion iA nos EUA (leia aqui) – foi várias vezes especulado. Derivado do Mazda2 Sedan, ele inclusive é fabricado no México, o que permitiria sua chegada sem taxação extra de importados. No entanto, os testes minguaram e o interesse da marca japonesa esfriou. Já se especulou a vinda do Yaris Sedan tailandês, também conhecido como Vios (leia aqui), mas nada se confirmou. Há quem diga que um produto inédito está em gestação, mas, aparentemente, não passa de rumores…

toyota-yaris-sedan-canada-2016-02

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s