“O que esperar para 2016”: Erros e acertos – Parte IV


Chevrolet S10 2017 05

Como informamos anteriormente, todos os anos do ALL THE CARS faz previsões de lançamentos para o Brasil. Ao final daquele mesmo ano, além de invocarmos novamente Mãe Dináh e Walter Mercado, passamos uma lupa para saber onde acertamos e erramos. A parte IV do nosso relatório trata dos acertos e erros em termos de picapes e utilitários (leia aqui as previsões originais). Confira abaixo.

Todas as partes da série podem ser conferidas na seção ESPECIAIS.

NA MOSCA

Chevrolet S10 2017 02Chevrolet S10 (reestilização) – Acertamos quase tudo a respeito da renovação da antiga líder do segmento. A S10 chegou na metade do ano (ok, foi no final de abril…), adotou novos equipamentos, modificou o habitáculo e recebeu dianteira inspirada na Colorado (leia aqui). Só não conseguimos prever o abandono do velho motor 2.4 8v Flex de 141/147 cv.

fiat-toro-tigershark-05

Fiat Toro (nova) – A Fiat sofreu atrasos no desenvolvimento da Toro, deixando-a para fevereiro, como previmos. E ela chegou também como havíamos dito: com motores 1.8 Flex e 2.0 Diesel, tração 4×4, transmissão automática e alto nível de equipamentos (leia aqui). E mesmo nesse primeiro ano ela já ganhou novidades imprevistas, como o propulsor 2.4 Flex (leia aqui) e o acabamento especial Blackjack (leia aqui). Não por acaso, fechará 2017 na vice-liderança dos comerciais leves.

ford-ranger-wildtrack-salao

Ford Ranger (reestilização) – Outro modelo já dado como certo era a Ranger reestilizada. Já com imagens oficiais na Argentina, era questão de tempo para sua chegada. Apostamos em abril, mas a Ford lançou o modelo a em 30 de março com promessa de iniciar as vendas em maio (leia aqui). O motor flex chegou mesmo em abril (leia aqui) e no fim do ano ela ganhou o acabamento Wildtrak para o Salão (leia aqui), com provável oferta a partir de 2017.

Mitsubishi L200 Triton Sport 2017 02

Mitsubishi L200 Triton (nova) – A nova geração da L200 Triton chegou ao Brasil já como modelo nacional e mantendo a tradição da representante local da Mitsubishi de manter produtos de diferentes linhagens em oferta simultânea. Assim, ela não tirou de cena a antecessora. Ou seja: acertamos na convivência conjunta, mas erramos ao dizer que a renovada picape seria importada da Tailândia. Também derrapamos nas datas: previmos o lançamento para o primeiro semestre, mas ela só foi oficializada em agosto (leia aqui).

Duster Oroch Automática. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / RenaultRenault Duster Oroch (versões) – Desde os primeiros flagras da Duster Oroch, apostava-se que a picape teria oferta similar à do SUV. Ou seja: mesmo sem estarem disponíveis em seu lançamento, logo chegariam as opções de câmbio automático e sistema 4×4. E nós apostávamos a estreia da dupla para o primeiro trimestre. A transmissão com trocas sem interferência direta do motorista até veio em junho (leia aqui), mas a tração integral ficou restrita ao Duster. E ainda vieram inesperadas melhorias no motor 2.0 16v e um novo propulsor 1.6 16v (leia aqui). Não foi tão “na mosca” assim.

Toyota Hilux 2017 FlexToyota Hilux (versões) – Como previmos, a Hilux passou a oferecer novas versões em 2016, com destaque para o retorno do propulsor com tecnologia bicombustível. Ele recebeu alterações, ficando mais econômico e sutilmente mais forte (leia aqui). Não parece o suficiente para sanar as críticas ante o desempenho parco. Também erramos a data: acreditávamos que o lançamento aconteceria ainda no primeiro trimestre, mas o motor 2.7 Flex só voltou à picape em agosto.

Volkswagen Saveiro Brasil 2017 - Cross - 01

Volkswagen Saveiro (reestilização) – A reestilização da Saveiro chegou três semanas depois do retoque visual de Gol e Voyage. No entanto, teve suas justificativas, com a picape ganhando cara própria, de aparência mais robusta, a fim de se desvincular aos poucos dos irmãos. E acertamos tudo: ela recebeu faróis mais complexos que os dos irmãos, lanternas inspiradas nas da Amarok, nova central multimídia e nada de portas traseiras para a carroceria com cabine dupla (leia aqui).

Nissan Frontier 2015 Tailândia Navara 06

AINDA TEM CHANCE (MESMO QUE POUCA)

Nissan Frontier (nova) – Aqui, o ALL THE CARS acertou contornou bem alguns pontos, mas derrapou forte em outros. Acertamos ao dizer que a nova Frontier virá primeiro do México, para depois ser importada da Argentina. No entanto, ela não veio no primeiro semestre de 2016 – atrasou e ficou para o próximo ano – e pode não conviver com a atual geração, ao contrário do que dissemos. É mais provável que ela tire de vez a picape de hoje do mercado, para abrir espaço em São José dos Pinhais (PR) para outros produtos da Renault. De todo modo, está garantida para 2017 (leia aqui).

ERROU FEIO, ERROU RUDE

Chevrolet Montana (nova) – Não havia flagras, não existia confirmação oficial, não se sabia muita coisa a respeito do projeto… Talvez porque ele sequer existisse. A nova geração da Montana é mera lenda urbana. Infelizmente, a Chevrolet não deve aproveitar a base do Onix, consolidada, para dar vida a uma terceira linhagem da picape, que poderia oferecer cabines estendida e dupla e ser uma opção à veterana e líder Fiat Strada ou à Volkswagen Saveiro. Assim, erramos tudo: mecânica, design, data de lançamento… Ao que tudo indica, o destino da Montana é ser uma opção de trabalho sem muitas atualizações (leia aqui), tal qual a antiga Ford Courier.

Chevrolet Montana 2017 - 01

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s