Conceito QX50 adianta crossover com inédito motor de compressão variável


infiniti-qx50-concept-01

Em abril de 2016, a Infiniti fez uma prévia das formas de seu novo crossover com o conceito QX Sport (leia aqui). Agora, a marca aproxima o modelo do mercado, mas com um outro protótipo, chamado QX50, a ser exibido no Salão de Detroit. Além de já indicar o nome da versão definitiva, ele faz uma estreia importante: é o primeiro a adotar o propulsor de compressão variável, revelado pela montadora japonesa em agosto (leia aqui).

Visualmente, o QX50 alia características típicas dos atuais Infiniti, como faróis rasgados, grade trapezoidal e janela traseira recortada, com soluções novas, como as lanternas menos rebuscadas. É possível dizer que ele está pronto para comercialização, à exceção de alguns poucos itens a serem trocados. O habitáculo é mistério, mas não ficará distante do que já se viu em outros Infiniti recentes.

infiniti-qx50-concept-02A Infiniti promete, com o QX50, um sistema de condução autônoma para operar como copiloto. Mas é o motor 2.0 VC-T (sigla para Variable Compression Turbo) que se destaca por ser o primeiro com compressão variável do mundo pronto para produção em série. Com ele, a marca afirma reduzir emissões e consumo, aproximando a eficiência do propulsor com ciclo Otto à de um Diesel.

O ALL THE CARS já explicou como funciona o 2.0 VC-T (leia aqui). Mas resumimos ele aqui: o propulsor tem uma nova disposição interna, fazendo com que a biela não fique ligada diretamente ao virabrequim. Assim, há componentes intermediários que permitem variar a compressão a taxas entre 8:1 e 14:1, aplicando a melhor opção de acordo com a necessidade (força ou eficiência). Ele rende até 272 cv e 39,8 kgfm, tendo a missão de substituir futuramente alguns V6 da Infiniti com a promessa de reduzir o consumo em até 27%.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s