O Que Esperar Para 2017: Hatches compactos e médios


Renault Kwid 2016 01

Após prestarmos contas das nossas previsões no O Que Esperar Para 2016 (leia na seção Especiais), vamos agora renovar nossas perspectivas. Assim, lançamos a série O Que Esperar Para 2017. Desta vez, apontaremos todas as prováveis novidades do mercado brasileiro em quatro posts – eram cinco até então. O primeiro deles trata dos hatches, sejam eles compactos ou médios, populares ou premium. Você confere, portanto, as previsões de lançamentos do ALL THE CARS a partir de agora.

Audi A3 2017 Sportback 01

Audi A3 (reestilização) – Ao contrário do irmão sedã, a carroceria hatch do A3 não foi nacionalizada nesta geração. Assim, sua reestilização deve chegar mais rápido ao Brasil, acompanhando o modelo europeu, de onde é importado. Os retoques tratam principalmente da dianteira, com destaque para os faróis mais recortados, e do interior, adotando tela configurável no lugar do quadro de instrumentos (leia aqui). Ele troca ainda o 1.4 TFSI de 122 cv pelo de 150 cv, já usado no A3 Sedan, e o 1.8 TFSI de 180 cv pelo 2.0 TFSI de 190 cv. A chegada acontece ainda no primeiro trimestre.

Fiat Tipo Hatch 2017 01Fiat X6H (novo) – Precisando renovar sua gama, a Fiat aposta as fichas no fruto do projeto X6H. Ainda sem batismo confirmado, ele substitui o Punto, lançado em 2007, e as versões mais caras do atual Palio, apresentado em 2011, beliscando até um pouco do mercado do Bravo (leia aqui). Sua base será a plataforma do Palio, mas reforçada e alongada, garantindo mais espaço e refinamento, e o visual terá resquícios sutis do Tipo europeu (foto). Ele terá motores 1.3 8v Firefly (transmissões manual e automatizada) e 1.8 16v E.torQ (caixa automática). A produção começa em março (leia aqui), com lançamento previsto para o segundo trimestre.

Kia Rio 2017 01Kia Rio (novo) – Você, leitor do ALL THE CARS, deve estar se perguntando: “Mas lá estão eles acreditando no Rio de novo?” A resposta é “sim”. A Kia confirmou a chegada do compacto (leia aqui) – o que também fez outras vezes (leia aqui), é verdade… -, mas o que nos faz crer de fato em sua vinda é a produção no México (leia aqui), o que o deixa mais competitivo, e a chegada de uma nova geração (leia aqui). A motorização é incerta – na Europa, há um 1.0 turbo de 120 cv -, ainda que possa ser compartilhada com a Hyundai. Desembarca por aqui no segundo semestre.

Renault Kwid 2016 07Renault Kwid – O Kwid foi outro que nos enganou. Mas foi culpa da própria Renault, que sofreu atrasos na adaptação do hatch indiano ao Brasil. A marca trabalhou para deixá-lo mais refinado e seguro – prometeu em redes sociais que o compacto terá quatro airbags de fábrica (leia aqui) – e teve de adiar sua estreia para 2017 (leia aqui). O antecessor oficial, Clio, foi descontinuado (leia aqui), deixando a montadora sem um representante no segmento de acesso, ainda que ela insista em chamá-lo de SUV (leia aqui). Ele deve chegar apenas em abril, com motor 1.0 12v SCe e opção de câmbio automatizado.

renault-sandero-2017-europaRenault Sandero (reestilização) – Esperava-se que o Sandero ganhasse uma reestilização junto dos motores 1.0 12v e 1.6 16v da linha SCe (leia aqui). No entanto, os retoques não vieram. O hatch, que passou a ser feito também na Argentina (leia aqui), receberá mudanças estéticas acompanhando os similares estrangeiros (leia aqui), o que inclui faróis com iluminação diurna em LED, para-choque redesenhado e grade revista. O design refrescado chega às ruas brasileiras no segundo semestre.

suzuki-swift-2017-japao-01

Suzuki Swift (nova geração) – Único automóvel da Suzuki no Brasil, o hatch Swift ganhou nova geração recentemente no Japão (leia aqui). Ao que tudo indica, a marca deve manter sua importação. Por enquanto, ele chega apenas no acabamento Sport (leia aqui), mas há chances de a versão híbrida, que se move também com eletricidade, desembarcar oficialmente em solo tupiniquim. A chegada aconteceria no segundo semestre.

Toyota Etios ReadyToyota Etios (reestilização) – Ok, querido leitor, aqui você faz a mesma pergunta de antes: “Reestilização do Etios? De novo?” Pois bem… de novo. Como dissemos na prestação de contas (leia aqui), continuamos acreditando que a Toyota vá retocar seu compacto. Após deixá-lo melhor acabado, com painel digital, motores mais fortes e câmbio automático (leia aqui), só resta renovar o exterior. Ao que tudo indica, a frente das versões Platinum (leia aquie Ready! (leia aqui) deve ser absorvida pelos demais acabamentos. Mas só a partir da metade do ano.

Volkswagen Polo EuropaVolkswagen Gol (nova geração) – Líder do mercado brasileiro por 27 anos, o Gol quer voltar a brigar no topo. Para isso, a Volkswagen trabalha pesado no desenvolvimento de sua nova geração, que será uma espécie de “Polo sul-americano”. Ele será um pouco menos refinado que o irmão europeu, mas compartilhará a plataforma MQB-A0, o design e vários componentes básicos. O hatch será o primeiro de uma família de quatro produtos (leia aqui). Acredita-se que seja apresentado em dezembro, com vendas iniciando em fevereiro. Antes disso, a empresa marca o fim da linhagem atual com uma série baseada no conceito GT (leia aqui).

volkswagen-golf-2017-01

Volkswagen Golf (reestilização) – Ele foi nacionalizado (leia aqui) e ganhou motores 1.6 16v e 1.0 12v TSI (leia aqui). O próximo passo para o Golf no Brasil é a leve reestilização, adotada na Europa em novembro (leia aqui). Como de praxe, a VW fez retoques sutis, modificando a disposição interna de faróis e lanternas, o visual dos para-choques e o desenho das rodas, sem revoluções. Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos em tela configurável, como no Passat. Tais novidades devem desembarcar por aqui no segundo semestre. O motor 1.5 TSI, substituto do 1.4 TSI, vem em um outro momento.

Volkswagen Up 2017 - 01

Volkswagen Up (reestilização) – Lançado em fevereiro de 2014 (leia aqui), o Up ainda está distante do sucesso esperado, mas vem apresentando vendas razoáveis. Para se reforçar, o compacto ganhará uma leve reestilização, similar à adotada na Europa no começo de 2016 (leia aqui). Mudam para-choques, tomada de ar, faróis (ganham luzes diurna), lanternas (nova disposição), tampa do porta-malas (sem vidro inteiriço no Brasil) e rodas. O interior conta com quadro com instrumentos maiores, central multimídia mais refinada e opção de ar condicionado digital. A chegada deve ocorrer ainda no primeiro trimestre.

Volkswagen Up 2017 - 02

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s