O Que Esperar Para 2017: SUVs e Crossovers


Honda WR-V 2017

Nesta terceira parte da série O Que Esperar Para 2017 apontamos as novidades a respeito de SUVs e crossovers. Aqui se reúnem as perspectivas relacionadas à categoria da moda, com modelos de suspensão elevada e apelo mais estradeiro – sem necessariamente ter capacidade para enfrentarem trilhas. Por isso, estão relacionados utilitários-esportivos de uso urbano e também com potencial fora-de-estrada. Esta é a quarta e última rodada de previsões de lançamentos do ALL THE CARS para 2017

Audi Q2 2017 - 02

Audi Q2 (novo) – Após nacionalizar o Q3 (leia aqui), a Audi deve ampliar seu leque de opções no segmento mais badalado do mundo. E já tem um representante oficial lá fora para isso: o Q2 (leia aqui). Ele mede 4,19 metros de comprimento (o Renegade, por exemplo, tem 4,23 m) e tem soluções estéticas exclusivas na marca. Para enfrentar seu principal adversário, o Mini Countryman, adota mecânica conhecida, com motores como o 1.4 TFSI. Deve desembarcar na metade do ano.

bmw-x2-concept-03BMW X2 (novo) – Exibido no último Salão de São Paulo (leia aqui), o X2 ainda é um conceito (leia aqui). No entanto, a Europa deve conhecer sua versão definitiva até março, no Salão de Genebra. Mantendo a política da marca, o SUV não tarda a chegar ao Brasil. Opção de apelo mais esportivo que o irmão X1, ele chega por aqui no finalzinho do ano.

chery-tiggo2-01Chery Tiggo2 (novo) – Como repetimos na série Erros e Acertos (leia aqui), o “humor estratégico” das marcas chinesas no Brasil oscila bastante. O até então garantido Tiggo5 (leia aqui) pode nunca chegar, por exemplo. O próximo da lista é o Tiggo2, confirmado pela marca durante o Salão (leia aqui). Ele é uma opção compacta, também com concepção mais moderna que o modelo vendido atualmente, e tem promessa de nacionalização. A expectativa é que isso ocorra apenas no segundo semestre.

chevrolet-equinox-2018-01

Chevrolet Equinox (novo) – Após renovar praticamente toda a gama – a Spin ganha reestilização esse ano (leia aqui) e a Montana deve ficar como está por um bom tempo -, não haveria muito o que fazer por parte da Chevrolet do Brasil. Mas o vice-presidente da empresa já revelou: ela terá um modelo inédito no País em 2017 e não se trata de um “popular” nem uma picape (leia aqui). Observando a linha, o veterano a ser substituído é o Captiva e o Equinox cai como uma luva nesse sentido. Além de elevar o patamar da marca, faz frente a rivais como o Jeep Cherokee Sport. Após abastecer os Estados Unidos, a fábrica deve começar o envio para cá, provavelmente na segunda metade do ano.

Citroen C4 Cactus 2015 - 03

Citroën C4 Cactus (novo) – Os rumores da vinda do Cactus são antigos. No entanto, desde muito tempo se aposta em sua chegada para 2017 (leia aqui). O modelo teria algumas mudanças no Brasil, como a “perda” dos plásticos inflados Airbumpers, para baratear a produção. Ele atuaria acima do Aircross, adotando mecânica similar à do primo Peugeot 2008, mas poderia fazer a estreia da versão turbinada do motor 1.2 12v PureTech, que rende até 132 cv na Europa. Ao que tudo indica, ele chega ainda no primeiro semestre.

ford-ecosport-eua-2018-01

Ford EcoSport (reestilização) – Muita gente esperou a estreia do EcoSport reestilizado para o Salão de São Paulo, mas a Ford optou por apresentá-lo primeiro nos Estados Unidos (leia aqui), onde o crossover só será lançado comercialmente no fim de 2018. Assim, o Brasil será o primeiro mercado a ter as novidades, concentradas na dianteira e no habitáculo. A traseira é basicamente a mesma, mantendo o estepe externo por aqui – lá fora, ele usa um kit de reparo para pneu furado em vez da roda adicional. Chega no primeiro semestre.

honda-cr-v-2017-eua-01

Honda CR-V (nova geração) – A Honda já oficializou as linhas da quinta geração do CR-V nos Estados Unidos (leia aqui). Portanto, é questão de tempo até que o crossover mexicano chegue ao Brasil. Totalmente reformulado, ele faz a estreia de uma grade mais agressiva, mas segue a tendência do para-choque traseiro “embutido”. O Brasil deve recebê-lo na metade do ano, ao término dos estoques do produto atual, sempre com o motor 1.5 turbo que estreou por aqui no Civic.

Honda WR-V 2017Honda WR-V (novo) – Acreditávamos que o Fit Twist chegaria por aqui em 2016 (leia aqui). No entanto, ele não apenas mudou o ano de lançamento, como também alterou frente e traseira e ganhou nome exclusivo: WR-V (leia aqui). O crossover faz sua estreia mundial no Brasil já no começo do ano, no primeiro trimestre, usando plataforma e motor do Fit, o conhecido 1.5 16v de 115/116 cv. Os preços ficam a meio caminho do monovolume e também do irmão maior HR-V.

JAC T3 Refine S2 01

JAC T3 (novo) – Outro modelo que atrasou, o T3 foi flagrado por diversas vezes rodando no Brasil. Ele viria em 2016, mas acabou ficando para 2017 com a meta de complementar a gama da JAC. Por seu porte, o crossover briga com veículos menores, como VW CrossFox e Renault Sandero Stepway. Chega no primeiro semestre (leia aqui).

jeep-renegade-2017-limited-01Jeep Renegade (novo motor) – A Jeep se prepara para sanar uma das principais reclamações do Renegade: o desempenho da versão flex. Para não prejudicar proprietários atuais, ela não tira de cena o 1.8 E.torQ, reformulado na linha 2017 (leia aqui). No entanto, ele passa a ser opção de entrada, com a incorporação do 2.0 16v que estreou no Compass (leia aqui). A novidade chega no segundo semestre.

kia-kx3-2016-02

Kia KX3 (novo) – A Kia tratava ele como descartado, mesmo com a matriz anunciando a produção de um crossover compacto no México. Ao revelar o adiamento do Rio, no entanto, o presidente do representante local Grupo Gandini, José Luiz Gandini, confirmou um SUV compacto (leia aqui). Pode não ser exatamente o KX3 asiático, mas certamente a coreana não deixará de atuar nessa categoria. Vem no fim do ano, após o início da montagem na planta mexicana.

land-rover-discovery-2017-04

Land Rover Discovery (nova geração) – Exibido no Salão (leia aqui), o Discovery está confirmado para o Brasil. Ainda há unidades da geração atual em estoque, mas elas não devem tardar a esgotar. Fato é que a Land Rover segue escondendo o jogo, mas ele provavelmente virá com os motores 3.0 V6 a gasolina e a diesel. O lançamento acontece na metade do ano.

lifan-x80-brasil-01

Lifan X80 (novo) – Todo mundo esperava que a Lifan ampliasse seu leque de SUVs com o X50. Exposto no Salão de São Paulo de 2014, ele atrasou, mas teve o lançamento confirmado pela direção (leia aqui). Chegou a edição 2016 do evento e o crossover não apareceu. Em seu lugar, veio o X80 (leia aqui), uma nova aposta da marca chinesa. Ele serviria de opção mais luxuosa, brigando com modelos na faixa de R$ 100 mil. O lançamento deve ocorrer no último trimestre.

Mercedes-Benz GLA 45 AMG (X 156) 2013Mercedes-Benz GLA (reestilização) – Nacional desde setembro de 2016 (leia aqui), o GLA está prestes a ter uma reestilização oficializada nos Estados Unidos. Um teaser, inclusive, já foi divulgado (leia aqui), confirmando mudanças na dianteira. Ele terá ainda alterações na traseira e no interior. O Brasil deve recebê-lo ainda no primeiro semestre.

mini-countryman-2017-09

Mini Countryman (nova geração) – Montado no Brasil desde outubro de 2015 (leia aqui), o Countryman ganhou nova geração há poucos meses na Europa (leia aqui). A BMW tende a deixá-lo alinhado com o irmão do Velho Continente, não devendo tardar mais que um ano para lançá-lo por aqui, mantendo a produção nacional. A expectativa é que venha até setembro.

Nissan Kicks 2017Nissan Kicks (nacionalização) – À venda no Brasil desde julho de 2016 (leia aqui), o Kicks fez sua estreia global por aqui. No entanto, atualmente ele só é montado no México. Como se previu desde o início, a realidade mudará em breve, com sua fabricação em Resende (RJ), ao lado de March e Versa (leia aqui). Ele já está confirmado, devendo fazer sua estreia em abril – a montagem deve começar em março. Além das versões SV e SL, ele deve ganhar um novo acabamento de acesso e também transmissão manual.

Peugeot 3008 2016 05

Peugeot 3008 (nova geração) – Apresentado na Europa no ano passado (leia aqui), o 3008 está de malas prontas para o Brasil. Exposto no Salão (leia aqui), o crossover foi completamente reformulado, trocando o ar de veículo familiar para um mais aventureiro. Ele desembarca por aqui até maio, sempre com motor 1.6 THP 165 cv.

renault-captur-brasil-01

Renault Captur (novo) – Nova aposta da Renault no segmento de SUVs, exibida no Salão (leia aqui), o Captur chega às lojas brasileiras até março (leia aqui). Ele usa a base do Duster, consagrada no mercado, para simplificar a manutenção, mas com a promessa de melhores acabamento e nível de equipamentos. Os motores serão comuns ao irmão mais velho: 1.6 SCe e 2.0 16v Hi-Flex. O segundo, porém, usará a antiquada caixa automática de quatro marchas. Ele vem em duas versões (Zen e Intense), com a mais cara chegando a R$ 95 mil com todos os opcionais, ganhando as ruas em fevereiro.

Renault Koleos 2017

Renault Koleos (novo) – Também exposto no Salão (leia aqui), o novo Koleos marca a incursão da Renault em um segmento que ela ainda não havia explorado. O design se alinha aos produtos europeus da marca, com uma vasta lista de itens, destacando-se o alerta de objetos em pontos cegos, o auxílio de baliza, a central multimídia de 8,7 polegadas e o aparelho de som Bose com 13 alto-falantes. O lançamento ocorre em março, com preços na casa dos R$ 150 mil.

suzuki-jimny-canvas-concept

Suzuki Jimny Canvas (nova versão) – Outra novidade adiantada no Salão, a versão Canvas do Jimny estreia no Brasil ainda no primeiro semestre. Seu maior diferencial é a capota removível, tornando-o um conversível. Não se sabe, porém, se a empresa adotará a estrutura com barras tubulares, como no conceito, ou a com colunas mais largas, como na Europa (foto).

Toyota C-HR 2017 - 01

Toyota C-HR (novo) – A Toyota poderia ter exposto a versão definitiva (leia aqui), mas levou o conceito que originou o C-HR ao Salão em 2016 (leia aqui). Provavelmente, a estratégia era não deixar claro o interesse de comercializá-lo por aqui. De todo modo, o crossover é dado como certo. A marca aproveitará da produção mexicana – ele deve ser feito por aqui posteriormente – para entrar no segmento mais badalado do nosso mercado, a fim de fazer frente ao Honda HR-V – aliás, por que um nome tão parecido com o do rival? A motorização ainda é desconhecida, mas ele chega no final do ano.

Toyota RAV4 2017Toyota RAV4 (reestilização) – Também exibido no Salão de São Paulo (leia aqui), o RAV4 ainda não foi reestilizado nas ruas. O modelo vive com os estoques da gama 2015, ainda sem a atualização. Mas ela não deve demorar. Os retoques em frente, traseira e interior chegam ainda no primeiro trimestre.

Volkswagen Tiguan (nova geração) – Apostamos que ele chegaria ainda em 2016, como explicado no Erros e Acertos (leia aqui). Mas a Volkswagen optou por manter a primeira geração, lançando inclusive o motor 1.4 TSI (leia aqui). A nova linhagem, porém, chegará em 2017, ainda no primeiro semestre, totalmente reformulada (leia aqui). Em um segundo momento, passa a vir do México.

Volkswagen Tiguan 2016 - 04

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s