VW faz nova homenagem à Kombi com o conceito ID Buzz


volkswagen-id-buzz-concept-1

A Volkswagen voltou a criar burburinho em torno de uma Kombi da “nova era”. Desta vez, a responsável pela especulação é a ID Buzz, uma van conceitual exposta no Salão de Detroit. Além das linhas que remetem à “Velha Senhora”, ela traz propulsão elétrica. Como se sabe, os motores a eletricidade são o novo foco da montadora, em nível global, para remover as manchas causadas pelo escândalo Dieselgate (leia aqui).

volkswagen-id-buzz-concept-2

Esteticamente, a ID Buzz não nega a inspiração. A pintura saia-e-blusa é apenas um dos componentes que a ligam à Kombi: estão lá também a grande área envidraçada, o friso em “V” na dianteira que caracterizava o modelo “corujinha”, a traseira vertical e até as guelras da parte lateral posterior. A dianteira só é pronunciada para ficar de acordo com normas de segurança.

volkswagen-id-buzz-concept-3

Internamente, ela segue a receita dos conceitos, com painel minimalista e soluções como os mostradores integrados ao miolo do volante. Ao centro, uma grande tela passa informações de rodagem e redes sociais. Isso indica, claro, que o modelo pode circular em modo completamente autônomo.

volkswagen-id-buzz-concept-4

Com uma evolução do ID apresentado no Salão de Paris em setembro (leia aqui), a ID Buzz é construída sobre a plataforma modular MEB, a nova arquitetura do Grupo Volkswagen para carros elétricos, em sua variação alongada MEB-XL (pode não parecer, mas o conceito mede 4,94 metros de comprimento). Ela prevê a alocação de baterias no assoalho para aproveitar melhor o espaço e reduzir o centro de gravidade, a aplicação de suspensão traseira do tipo multi-link e de propulsores elétricos em cada extremidade, oferecendo tração nas quatro rodas.

volkswagen-id-buzz-concept-5No caso da ID Buzz, a dupla de motores disponibiliza ao todo 369 cv combinados, embora cada um entregue 201 cv. A VW afirma que o conceito acelera de zero a 96 km/h em cerca de cinco segundos, graças ao torque instantâneo, com máxima de 158 km/h. A autonomia é de aproximadamente 600 km.

volkswagen-id-buzz-concept-6Em relação ao sistema de rodagem autônoma, a montadora afirma que ele pode ser acionado diretamente pelo volante. Neste caso, a coluna de direção é desconectada do eixo automaticamente, evitando uma interferência acidental dos ocupantes. A circulação sem riscos é garantida por sensores em radares, lasers e ultrassônicos, além de câmeras frontais e laterais e também por sistema de navegação com informação de tráfego em tempo real. O sistema autônomo pode ser desativado por um botão no volante ou ao toque dos pedais de acelerador ou freio.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s