FCA é acusada de fraudar testes de emissões nos EUA


Jeep Grand Cherokee CRD 04

Após o escândalo Dieselgate (leia aqui), que revelou a fraude na homologação dos motores a diesel do Grupo Volkswagen, diversos outros casos relacionados a alterações nos propulsores vieram à tona. Entre acusações e confirmações, como o que culminou com a venda da Mitsubishi (leia aqui), surge um novo. Também indicado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), dos Estados Unidos, ele envolve mais de 100 mil veículos da FCA Fiat Chrysler. É o que reporta a agência Reuters.

Jeep Grand Cherokee Trailhawk 1De acordo com as informações, a EPA identificou o uso de um software escondido na central eletrônica dos motores a diesel da FCA, em teste similar ao que apontou a fraude da VW. Ao todo, pelo menos 104 mil unidades do Jeep Grand Cherokee e da picape Ram 1500 vendidos desde 2014 podem ter recebido o equipamento, que aumenta o nível de emissão de óxido de nitrogênio (NOx) dos motores 3.0 quando em uso fora dos laboratórios. Caso se confirme, a infração pode render multa de mais de US$ 4,5 bilhões.

Ram 1500 2014 - 02

CEO da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne negou as acusações. O italiano afirmou que tem conversado com as autoridades da EPA e prestado todos os esclarecimentos à entidade. “Nada do que temos feito é ilegal. Nunca tivemos qualquer intenção de burlar os testes”, disse. Em nota oficial, a divisão americana da FCA se disse “desapontada” com as declarações da agência, adicionando que seus motores a diesel “atendem às regras de regulamentação”.

A EPA deve divulgar novas informações em instantes.

[ Fonte: Reuters ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s