Opel Crossland X substitui Meriva


opel-crossland-x-01

O crescimento dos crossovers em todo o mundo tem causado a retração de outras categorias. Enquanto aqui os hatches médios vêm perdendo espaço para eles, na Europa que mais sofre são as minivans – já com pouca representatividade por aqui, tendo apenas Chevrolet Spin e Citroën Aircross com produção nacional. Como se viu na concorrência, a Opel seguirá esta tendência com o Crossland X, confirmando os planos revelados há quase três anos (leia aqui). O modelo de nome um tanto simples chega para substituir a minivan compacta Meriva, sendo uma opção mais familiar que o Mokka X, irmão do Chevrolet Tracker vendido por aqui. Futuramente, eles serão acompanhados do Grandland X, substituto da Zafira.

Esteticamente, o Crossland X é o que se espera de um Opel atual com faróis irregulares e fileiras de LED duplas, grade com frisos cromados seccionados e vincos laterais marcantes. Também fazem parte de sua assinatura recente o teto em dois tons e o friso cromado que segue da parte superior das janelas até o vidro traseiro, como no pequeno Adam e no Astra. As lanternas elevadas e o para-choque menos pronunciado reforçam a sensação de altura.

opel-crossland-x-02 Falando nela, as medidas do crossover estão dentro do padrão do segmento, com 4,21 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,58 m de altura, sendo 16 centímetros mais curto e 10 cm mais alto que o Astra. O porta-malas comporta 410 litros, podendo chegar a 520 litros com o banco traseiro deslocado à frente – ele tem regulagem longitudinal em 15 centímetros – e a 1.255 l com ele rebatido.

O acesso é facilitado pelas portas grandes, ainda que seja provavelmente mais fácil entrar em um Meriva com suas portas suicidas (leia aqui). No entanto, a Opel destaca seu aproveitamento de espaço, com vários porta-objetos e soluções como a alavanca do freio de estacionamento em “Z” – ainda que o acionamento elétrico por botão pudesse ter sido adotado. O interior tem linhas simples, mas de bom gosto, e o acabamento aparenta ser bom.

opel-crossland-x-03Destinado a jovens casais e famílias pequenas, como define a própria montadora, o Crossland X não teve motores detalhados: a marca falou somente em opções a diesel, gasolina e gás GLP. Eles devem ser confirmados quando o crossover chegar ao mercado em definitivo. Também sem esmiuçar a gama de versões, a Opel destaca a existência de itens como leitor de placas de velocidade, detector de fadiga, controle de velocidade adaptativo com detector de pedestres e frenagem automática de emergência, auxílio de baliza, câmera de visão traseira e o sistema multimídia com tela de oito polegadas e integração Apple CarPlay e Android Auto.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s