EUA: GM aumenta polêmica ao demitir na fábrica do Cruze


Chevrolet Cruze 2016 EUA 01

A polêmica envolvendo o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a General Motors ganhou força nesta semana. Após o bilionário, ainda não empossado, acusar a empresa de vender unidades mexicanas do Cruze, a gigante de Detroit negou o fato (leia aqui), afirmando que o sedã mantinha produção americana. Agora, porém, a GM anuncia a demissão de 1.250 funcionários da fábrica de Lordstown, estado de Ohio, responsável pela produção do modelo.

Quando acusou a GM, em 3 de janeiro, Trump afirmou que a companhia deveria vender exemplares feitos nos Estados Unidos ou então recolher taxa adicional sobre os produtos mexicanos. A empresa rebateu que o sedã era montado em Lordstown e poucas unidades do hatch vinham do México. No entanto, trabalhadores da fábrica descobriram que um concessionário vendia também o três-volumes oriundo do país vizinho nas proximidades da planta, segundo o site CNN Money. O fato gerou revolta, principalmente após as demissões.

Chevrolet Cruze Sport6 Hatch 2017 02A planta de Lordstown possuía cerca de mil pessoas afastadas, com contrato de trabalho suspenso (layoff), desde o final de 2016. Isso ocorreu porque a GM fechou o terceiro turno da planta, considerando que as vendas do Cruze caíram 20% devido à redução no preço da gasolina – os clientes migraram, então, para os SUVs. Com as 1.250 dispensas, a planta deve operar somente em dois horários.

Vale ressaltar que a General Motors admitiu ter importado 8,4 mil exemplares do Cruze feitos no México. No entanto, a empresa afirmou ter suspendido a produção na nação vizinha, mantendo a montagem apenas em Ohio.

Parecia que o aporte de US$ 1 bilhão (leia aqui) indicaria um “tratado de paz” entre Trump e a GM, mas ao que tudo indica o novo presidente terá mais munição contra a gigante de Detroit.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s