GM e Honda se unem pelo hidrogênio


Considerado o futuro da propulsão veicular, o carro a hidrogênio ganhou mais força para chegar em massa ao mercado. General Motors e Honda anunciaram uma aliança para produzir, em conjunto, células de combustível alimentada por esta matéria-prima renovável. Elas confirmaram a formação de uma joint venture para fabricar tais componentes, que geram eletricidade e emitem apenas vapor d’água.

Honda e GM já atuam conjuntamente no desenvolvimento de células de combustível desde 2013, a fim de aplicá-las em seus carros. Para isso, mantêm a empresa Fuel Cell System Manufacturing (FCSM), que fabricará os componentes na planta da gigante americana em Brownstown, ao sul de Detroit, estado de Michigan, onde já são feitas baterias. A produção começa em 2020, fruto de uma injeção conjunta de US$ 170 milhões. A gestão da joint venture ficará a cargo de um conselho composto por seis executivos, três indicados de cada montadora, com um presidente alternado da dupla.

Honda Clarity FCV 2016 01Honda Clarity FCV

Agora unidades, GM e Honda têm ligação forte com o uso de hidrogênio para a locomoção automotiva. Juntas, têm mais de 2.200 patentes ligadas à tecnologia de célula de combustível. A americana é apontada como líder neste sentido, enquanto a japonesa é terceira – provavelmente, a segunda é a sua compatriota Toyota. Comercialmente, porém, apenas a Honda possui frutos. Após testar o FCX Clarity, a empresa lançou o Clarity FCV no Japão e deu início à oferta do modelo recentemente nos Estados Unidos. Ele se move por célula a hidrogênio, com autonomia superior a 550 km.

Esta não é a primeira vez que estas duas companhias se unem para compartilhamento de componentes. No final dos anos 1990, a Honda forneceu 50 mil motores V6 para o SUV Vue, da extinta Saturn. Em contrapartida, recebeu propulsores a diesel da japonesa Isuzu, subsidiária da GM, para emprego em veículos vendidos na Europa.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s