Seat apresenta novo Ibiza, irmão do próximo Gol


seat-ibiza-2018-01Já não é segredo para o leitor do ALL THE CARS que a próxima geração do VW Gol (leia aqui) compartilhará componentes com o Polo. Enquanto o primo não aparece, porém, já há prévias do futuro compacto nacional com a nova linhagem do Seat Ibiza. Revelado em Barcelona, a quinta leitura do compacto faz estreias significativas no conglomerado, além de melhorar acabamento e espaço interno frente seu antecessor. Ele chega às lojas do Velho Mundo em julho.

seat-ibiza-2018-02

Para nós, o mais importante do novo Ibiza está sob a carroceria. Ali se esconde a plataforma MQB-A0, a versão mais compacta da arquitetura modular do Grupo VW, que servirá de base para o “nosso” futuro Gol. Ela compartilha muitos componentes com a mecânica do Golf, mas traz medidas menores, “no limite” do previsto em seu projeto. Assim, podemos esperar proporções similares para o sucessor do antigo campeão de vendas tupiniquim.

seat-ibiza-2018-07

Aos europeus, além da plataforma, o Ibiza se mostra importante como um todo. Como uma “leitura menor” do León (leia aqui), ele conta com um design mais esportivo que seu antecessor. A “ponte” com o passado está nas lanternas diminutas e nas laterais com vigias (leia aqui), mas a estética ganhou acertos importantes, como os faróis com luzes dirunas triangulares, o capô vincado, as laterais com cortes acentuados e a traseira com ressalto, unindo os conjuntos ópticos.

seat-ibiza-2018-03Por dentro, o novo compacto apresenta um grande salto em relação ao antecessor. As linhas retas voltaram a ser tendência, passando mais elegância. Como aconteceu com o Gol, ele troca os difusores circulares por peças retangulares, novamente para perder o ar de simplicidade. A central multimídia é nova e dispensa alguns botões físicos, mas há vários componentes do Ibiza atual, como o volante, o quadro de instrumentos e o visor do ar condicionado.

seat-ibiza-2018-04

Voltando à arquitetura, a troca de plataforma deixou o hatch mais confortável. O entre-eixos ganhou 9,5 centímetros e chegou a 2,564 metros e a largura avançou 8,7 cm, alcançando 1,78 m. E mesmo mantendo os 4,06 m de comprimento, o Ibiza ainda ampliou o porta-malas a 355 litros, um ganho de 63 l sobre o modelo vendido até o momento. A altura se manteve em 1,44 m.

seat-ibiza-2018-05

Em relação aos motores, o Ibiza chegará ao mercado com cinco opções. A gasolina, é oferecido o 1.0 TSI, que move os brasileiros Up e Gol, em variações de 95 e 115 cv. O mais forte é o 1.5 TSI de 150 cv, que estreou no Golf europeu (leia aqui) e deve ser aplicado alguns meses após o lançamento do hatch. A diesel, há dois 1.6, com 80 e 95 cv. As transmissões oferecidas serão a manual de cinco marchas (propulsores de 80 e 95 cv), manual de seis (115 e 150 cv) e de dupla embreagem e sete relações (opcional, sem detalhamento de quais motores).

seat-ibiza-2018-06

A quinta geração do Ibiza, lançado originalmente em 1984, tem uma missão dura pela frente, herdando um legado de 5,4 milhões de unidades vendidas ao longo deste período – inclusive no Brasil. No entanto, ele tem tudo para ser o mais bem-sucedido de sua história, com todos os predicados. Novamente, ele não chegará ao mercado tupiniquim.

seat-ibiza-2018-08

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s