Marcando o fim do Commodore, HSV lança séries finais


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A Holden já confirmou o encerramento de suas atividades como fabricante na Austrália, o que significa o fim do Commodore, que chegou ao Brasil em duas gerações como Chevrolet Omega. Marcando o fim do modelo, a empresa lança três variações esportivas com seu braço de alto desempenho, HSV, inclusive com a carroceria da picape Ute. As versões são a GTSR (sedã), GTSR Maloo (picape) e GTSR W1, esta última a mais nervosa do trio.

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HSV GTSR W1 (laranja)

O tratamento visual é praticamente o mesmo para a trinca. A dianteira exibe tomadas de ar maiores, grelha exclusiva com o nome da versão na grade inferior e fileiras de LED para iluminação diurna. Há ainda apliques nas caixas de roda, aros exclusivos em tom grafite, difusor diferenciado e enormes saídas de ar individuais. O sedã traz aerofólio, enquanto a picape ganha cobertura na caçamba. A carroceria pode ser pintada nas cores laranja Light my Fire, cinza Son of a Gun, preto Phantom Black, verde Spitfire e vermelho Sting.

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Internamente, há tratamento diferenciado para os modelos. Os GTSR e GTSR Maloo recebem bancos esportivos mesclando alcântara e couro, enquanto o W1 usa somente o primeiro material. A Holden destaca ainda detalhes como a alavanca de câmbio diminuta.

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HSV GTSR Maloo (vermelho)

A locomoção também traz mecânica diferenciada para os acabamentos. A picape e o GTSR usam o motor 6.2 V8 da linha LSA com 591 cv. Já no W1, optou-se pelo 6.2 V8 LS9, criado para o Corvette ZR1 da sexta geração. Retrabalhado, ele rende nada menos que 644 cv e 83,1 kgfm. Para tanto, ele recebeu pisões em alumínio forjado, caixa de ar em fibra de carbono e um compressor com deslocamento de 2,3 litros. O propulsor é fabricado a mão – leva cerca de cinco horas para ser montado – e atua junto do câmbio manual de seis relações e da tração traseira. A HSV fala em aceleração de zero a 100 km/h em 4,2 segundos.

holden-hsv-commodore-gtsr-06HSV GTSR (verde)

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