Vendas globais avançam 5,6% em 2016


Você já leu aqui no ALL THE CARS que o Brasil encerrou 2016 como o nono maior mercado global, perdendo duas posições em relação ao período anterior (leia aqui). Agora trazemos algumas curiosidades a respeito da movimentação mundial do segmento, com os dados da JATO Dynamics. Segundo a consultoria, foram licenciados 84,24 milhões de automóveis e comerciais leves ao longo do ano passado, 5,6% mais que em 2015. O volume foi alavancado por China, Índia e Europa, principalmente.

Dos mercados em separado, a China alcançou o maior avanço: com 25,53 milhões de emplacamentos, registrou +14,2% de variação. Seguindo a tendência, o país deve dobrar o volume relação aos Estados Unidos, que ficaram com o segundo lugar entre as nações, com 17,08 milhões e +0,4%. O segundo maior crescimento foi da Índia, com alta de 8,4%. A Europa subiu 7%, considerando as 29 nações da União.

Por outro lado, algumas regiões frearam o crescimento global. Dos cinco países do BRICS, apenas os dois supracitados avançaram em comparação com 2015. Brasil (-19,8%), Rússia (-2,8%) e África do Sul (-11,4%), mercados promissores há cinco anos, seguem contabilizando perdas. Na Ásia, o momento também é negativo, com retrações em Coreia do Sul, Japão, Malásia e Tailândia.

Entre os segmentos, o que mais cresce é o de SUVs – de todos os portes, vale ressaltar. Com alta de 20% sobre 2015, os utilitários-esportivos representaram 28,8% dos emplacamentos globais no ano passado. A segunda colocação ficou com o C, dos médio-compactos, que avançou 5,9% e deteve 18,3%. No gráfico abaixo, você pode conferir o desempenho individual das categorias, volumes, variações e líderes.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s