Após retomar a liderança do segmento global no ano passado, a Mercedes-Benz iniciou 2017 novamente no topo. E com folga. A marca da estrela de três pontas fechou janeiro com 178.647 emplacamentos, uma alta de 18,3% sobre o mesmo mês de 2016. A segunda colocada, BMW, apareceu bem atrás, com 143.553 licenciamentos e variação de +7,2%. O pódio foi completado pela Audi, com 124.000 vendas e retração de 13,5%.
O crescimento acentuado da Mercedes se deve principalmente ao avanço na China. Com alta de 39,3%, a marca ultrapassou a barreira de 50 mil emplacamentos mensais pela primeira vez, registrando 58.799. A Europa, porém, segue como maior mercado, com 61.670 carros negociados. Entre os modelos, o maior avanço foi do Classe E. Completamente revista, a família média alavancou seus números em 75%, chegando a 29.963 exemplares.
Apesar de mais tímida que a da rival, a alta da BMW também se mostrou importante, principalmente com relação ao desempenho da Audi. O rendimento dos bávaros só não foi melhor porque o Série 5, totalmente revisto, só chega às lojas europeias no fim deste mês – e até junho no Brasil, por exemplo. Seu líder de vendas foi o Série 3, com 28.684 emplacamentos, mas é preciso fazer menção aos avanços significativos de X1, com 20.059 e crescimento superior a 40%, e Série 7, com 4.403 vendas e +29,8% de variação.
Se a Mercedes credita à China seu sucesso em janeiro, o mesmo mercado foi o “culpado” pela queda da Audi. Por lá, a marca das quatro argolas viu suas vendas minguarem em 35,3%. Além disso, outras regiões não compensaram a derrubada asiática. O crescimento nos Estados Unidos foi de 11,4%, mas com volume relativamente baixo (13.201 emplacamentos), enquanto a Europa ampliou sua demanda em somente 3,1% (61.800).