Porsche Panamera ganha carroceria perua Sport Turismo


porsche-panamera-sport-turismo-2018-01Parecia que a Porsche não nos daria o prazer de ver uma perua sua rodando pelas estradas de todo o mundo. Após exibir o conceito Panamera Sport Turismo, no Salão de Paris de 2012 (leia aqui), a marca não falou mais a respeito do projeto. O que se viu, aliás, foi uma pesada influência de suas linhas na criação da segunda geração do sedã Panamera (leia aqui). Mas eis que a montadora de Stuttgart nos brinda com uma ótima notícia. A variação familiar não apenas será produzida em série, como já tem versões definidas e data de lançamento: outubro na Europa, a partir de novembro em outras localidades. Como não poderia deixar de ser, ela é uma das estrelas do Salão de Genebra.

porsche-panamera-sport-turismo-2018-02Seguindo a escola de derivações veiculares, a Porsche não alterou a receita da Sport Turismo em relação ao Panamera. Assim, da dianteira até as colunas B a dupla se equivale. A partir das portas traseiras, a perua tem um conceito diferente, com janelas mais altas, alterando o contorno de portas e vigias. O teto se alonga, obviamente, tendo uma queda bem menos suave à traseira. A coluna D é larga, conferindo robustez e agressividade. Como no sedã, as lanternas são estreitas e unidades por um filete ainda menor.

porsche-panamera-sport-turismo-2018-03Apesar das modificações, eles têm medidas similares: são 5,049 metros de comprimento, 1,428 m de altura e 1,937 m de largura, com entre-eixos de exatos 2,95 m. Porém, a perua transporta mais bagagem e de maneira mais “confortável”. O porta-malas comporta 520 litros – contra 500 do sedã -, podendo chegar a 1.390 l com os bancos traseiros rebatidos. E seu acesso é facilitado pela tampa, que se abre até quase o assoalho.

porsche-panamera-sport-turismo-2018-04Falando do interior, aliás, ele se assemelha ao do Panamera, mas tem mais espaço para a cabeça dos ocupantes do banco de trás e também não decepciona em termos de acabamento ou equipamentos. Atrás, os bancos têm a inédita configuração 2+1, com assentos individuais em opção. O proprietário, porém, certamente vai querer viajar na frente, atrás do quadro de instrumentos com conta-giros analógico ao centro e mostradores digitais customizáveis nas laterais.

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AEROFÓLIO ATIVO

Como de praxe, a Panamera Sport Turismo também estreia um avanço no segmento. Trata-se do aerofólio colocado no topo da parte traseira, como prolongamento do teto, apontado como componente central do Porsche Active Aerodynamics (PAA). Ele pode alterar sua posição em três diferentes estágios, modificando o ângulo de passagem do ar. A downforce extra pode chegar a 50 kg, ajudando a grudar a traseira no chão. Em velocidades de até 170 km/h, ela fica a sete graus negativos, para diminuir o arrasto e, consequentemente, auxiliar na redução do consumo.

porsche-panamera-sport-turismo-2018-12Ao passar dos 170 km/h, o aerofólio altera sua posição para um grau. Assim, aumenta a estabilidade e a aderência lateral. Ele pode operar desta maneira a partir de 90 km/h, caso o modo de condução esteja na posição Sport ou Sport Plus. Já quando o teto solar está aberto, a inclinação sobe para 26 graus positivos a partir de 90 km/h, a fim de reduzir a turbulência no habitáculo causada pela “ausência de capota”.

porsche-panamera-sport-turismo-2018-07Obviamente, ele não é a única ferramenta da Porsche para melhorar a experiência ao volante da Sport Turismo. A perua conta, de série, com itens como eixo traseiro esterçante, controle de rolagem da carroceria (PDCC), controlador de velocidade adaptativo e a tração integral com controle por embreagem multidisco (PTM). A suspensão pneumática adaptativa de três câmaras é oferecida a partir da versão S.

porsche-panamera-sport-turismo-2018-08Falando em opção S, aliás, a perua tem confirmadas cinco versões. A mais acessível a gasolina, Panamera 4, adota o 3.0 V6 de 330 cv. Acima, aparecem o 4S, com o 2.9 V6 de 422 cv, e o Turbo, movido pelo 4.0 V8 de 550 cv. A diesel, o único em oferta é o 4.0 V8 de 422 cv do 4S Diesel. Completa a gama o ecológico 4 E-Hybrid, que une o 2.9 V6 e um propulsor elétrico (136 cv) para entregar 462 cv.

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