Piëch venderá suas ações na Porsche SE, dona da Volkswagen


Sede da Volkswagen AG

Neto de Ferdinand Porsche, fundador da Porsche e criador do Fusca, Ferdinand Piëch (leia aqui) era nome forte do Grupo Volkswagen, mas perdeu espaço com o crescimento de Martin Winterkorn. Antes parceiros, eles acabaram se distanciando por desavenças. Após a eclosão do escândalo Dieselgate (leia aqui), que derrubou seu ex-amigo, ele parceria ter novamente espaço no conglomerado germânico. No entanto, aconteceu o contrário com a chegada de Matthias Müller ao cargo de CEO. Assim, ele agora anuncia a intenção de vender suas ações na holding Porsche SE, proprietária de 52% da gigante alemã.

A confirmação do negócio foi feita pela famílias Porsche e Piëch, que informaram tratar com Ferdinand os termos para a aquisição de seus ativos na holding. A intenção é reduzir a influência do executivo nas decisões da companhia, principalmente em relação à nomeação de diretores. Como dito, seu hoje desafeto Winterkorn foi uma indicação de Piëch. O neto do criador do Fusca teria dito, pouco depois, que havia alertado os executivos da VW sobre possíveis fraudes nas emissões, culpando Martin indiretamente pelo problema. Curiosamente, pessoas “estranhas” à companhia afirmaram o contrário, como o suíço-americano Bob Lutz (leia aqui), que atuou em empresas como GM, BMW, Ford e Chrysler.

Apesar da intenção, porém, não há confirmação de que a venda de ações por parte de Piëch acontecerá. No entanto, como reporta a agência Reuters, pessoas ligadas às famílias informam que o objetivo é concluir as conversas até o final de março. Atualmente, Ferdinand possui 14,7% das ações da Porsche SE, percentual com valor de mercado estimado em € 1,1 bilhão (R$ 3,65 bilhões, na cotação de 21/03/2017).

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s