Argentina anuncia acordo interno com meta de dobrar produção


Após afundar em uma crise interna, a Argentina já dá sinais de recuperação da economia. E o governo local, agora com a presidência de Mauricio Macri, já traçou um novo plano de reestruturação do setor automotivo, uma das bases da indústria local. Em acordo com com montadoras, fabricantes de autopeças e sindicatos, a nação vizinha criou um projeto de retomada de crescimento que prevê dobrar a produção até 2023 e receber investimentos de US$ 5 bilhões durante os próximos dois anos.

Para chegar à marca de um milhão de veículos produzidos daqui seis anos, a Argentina estabeleceu um avanço gradual, com meta de atingir 750 mil exemplares em 2019. Para tanto, busca integrar as companhias de autopeças para alcançar níveis internacionais de qualidade, investimento em especialização dos colaboradores para a criação de cerca de 30 mil empregos e na integração com mercados regionais. As montadoras se comprometeram a apostar em tecnologias de motorização, enquanto o governo fará as tratativas para reduzir a dependência que a indústria de lá ainda tem do Brasil. Até 2023, a intenção é que pelo menos 35% dos veículos lá montados sejam destinados a países que não integram o Mercosul.

O acordo entre os três pilares da indústria automotiva e o governo foi assinado no último dia 15, com a presença de representantes dos governos de Córdoba, Santa Fe e Buenos Aires, das associações de montadoras (Adefa), autopeças (Afac) e da indústria metalúrgica (Adimra) e dos sindicatos de metalúrgicos (UOM), de supervisores do ramo (Asimra) e dos metalmecânicos (Smata). O tratado vinha sendo discutido desde o ano passado, com o objetivo de integrar as operações do poder público, das montadoras e dos trabalhadores. Ele ficou conhecido como “Plano 1 Milhão”.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s