Governo brasileiro discute novo regime automotivo


Enquanto a Argentina anuncia o Plano 1 Milhão (leia aqui), em consenso com montadoras, autopeças e sindicatos, o Brasil começa a discutir os termos de um programa similar. A intenção das autoridades tupiniquins é criar um regime de sucessão ao Inovar-Auto, polêmico em todos os sentidos, mas sem as barreiras criadas pelo sistema atual. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está conversando com representantes da indústria, autoridades estrangeiras e especialistas para desenhar este novo acordo.

Para não afugentar as partes envolvidas, ninguém do governo chama o plano de “Inovar-Auto 2”. Polêmico, o regime que se encerra em 31 de dezembro de 2017 foi alvo de queixas de outras nações na Organização Mundial do Comércio (OMC) e maquiou a situação econômica do setor. Para alinhar discursos, autoridades brasileiras estão em conversas com as argentinas para tratar do acordo bilateral entre os países, prevendo uma maior integração industrial e a atuação conjunta para negociar novas parcerias, como a tão sonhada abertura para a União Europeia.

Este, porém, não é o único tema que une os dois países. Dois grupos de trabalho conjunto foram criados entre as nações para focar em diferentes áreas. O primeiro buscará unificar as normas técnicas das duas nações em relação a emissões e segurança veicular. Já o segundo será relacionado às regras de comércio do Mercosul, em relação ao acesso de mercado de ambos.

Internamente, o MDIC trata com nomes fortes no ramo automotivo brasileiro a fim de buscar soluções e ideias para o novo regime. Os presidentes de Audi e General Motors do Brasil estiveram recentemente no Ministério tratando da realidade local e de como o futuro pode se desenhar com alterações na política econômica e industrial do País.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s