Jaguar Land Rover estuda adquirir a compatriota Vauxhall


Integrante da General Motors desde 1925, a Vauxhall foi vendida há poucas semanas (leia aqui), junto da irmã germânica Opel, à PSA Peugeot Citroën. Mas a marca inglesa pode mudar de mãos novamente. Segundo a agência Automotive News, a Jaguar Land Rover estuda adquirir sua compatriota. Com ela, a companhia hoje controlada pelo conglomerado indiano Tata poderia expandir sua atuação aos segmentos de entrada do mercado.

Com um volume anual de cerca de 250 mil emplacamentos, a Vauxhall opera somente em Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. E são essas características que despertam o interesse da JLR. Além de manter sua identidade britânica, a marca possui um grande potencial de expansão, podendo operar além da terra da rainha. Outra vantagem é sua atuação já no ramo generalista, o que permitiria explorar segmentos mais acessíveis, sem precisar “descer degraus” com duas empresas consolidadas no segmento premium.

A compra da Vauxhall é estratégica também do ponto de vista comercial. A Jaguar Land Rover pretende chegar a um milhão de emplacamentos anuais, dobrando o volume frente a 2016, quando licenciou 538.312 veículos em todo o mundo. Contar com uma marca generalista com potencial para alcançar novos mercados seria crucial. Convém lembrar ainda que a dupla era considerada um fardo na Ford, mas renovou sua gama, desenvolveu tecnologias e ampliou consideravelmente seus ganhos ao ser conduzida pela Tata desde 2008.

Aos olhos da PSA, a Vauxhall pode ser considerada dispensável. Além de atuar apenas em quatro países, ela poderia facilmente ser substituída pela Opel nestes mercados, aproveitando-se suas redes de lojas e distribuição e também fábricas. De quebra, a divisão de engenharia e desenvolvimento da dupla pertence à marca do raio e fica na alemã Rüsselsheim.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?