FCA flerta com Volkswagen e grupo chinês GAC


Não é de hoje que Sergio Marchionne almeja unir a FCA Fiat Chrysler a outro grande conglomerado para sobreviver ao mercado automotivo global. O italiano já “atirou para vários lados”, mas aparentemente conseguiu dois bons alvos. O primeiro é o grupo chinês GAC, sediado em Guangzhou e parceiro local da companhia ítalo-americana. O outro é a Volkswagen AG, que havia rejeitado publicamente uma aliança, mas agora já sinaliza uma abertura a conversas.

Os rumores em torno de uma parceria mais aprofundada com a GAC ganharam força na Europa. O jornal italiano Il Giornale noticiou que executivos chineses estariam visitando instalações no Ocidente, inclusive da fábrica da companhia em Betim (MG), para não apenas conhecer os processos produtivos, mas também avaliar a possibilidade de uma união mais firme. Ambas são aliadas no maior mercado do mundo, como exige a lei chinesa. A GAC tem marcas próprias, como Trumpchi (automóveis), Gonow (automóveis e comerciais) e ChangFeng (SUVs), além de também cooperar com gigantes como Honda, Mitsubishi e Toyota.

Trumpchi GA3

O outro alvo dispensa apresentações. Segundo a agência Automotive News Europe, o Grupo Volkswagen seria a opção mais interessante para os executivos da FCA. Consolidada globalmente, ela poderia fornecer tecnologias e fábricas em todo o mundo em troca da estrutura que a aliança possui nos Estados Unidos. Anteriormente, os comandantes do conglomerado alemão haviam declinado de criar relações dos ítalo-americanos, mas, em declarações recentes, seus aparentam ter mudado de ideia, dispondo-se a ouvir a proposta de Marchionne e companhia.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s