Ibama quer testes de emissões mais rigorosos no Brasil


A fraude dos testes de emissões da Volkswagen Amarok (leia aqui) acendeu um alerta no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A entidade agora faz pressão para que as normas tupiniquins e suas avaliações fiquem mais rígidas, evitando que outras companhias sigam o mesmo caminho. Técnicos podem que os ensaios compreendam também avaliações dos veículos nas ruas e não apenas nas bancadas, a fim de diminuir o risco de novas fraudes.

Tal exigência não seria de fato uma novidade, haja vista que as entidades ambientais estrangeiras caminham para a mesma solução. “O ensaio laboratorial não é mais suficiente para homologar veículos”, apontou o coordenador-geral de gestão de qualidade do Ibama à revista Autoesporte. Segundo ele, há necessidade de mudança neste padrão e o órgão pretende aprovar tais mudanças ainda em 2017, com uma proposta de revisão a ser encaminhado ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A nova avaliação deve ser aplicada em veículos leves e pesados, com todos os tipos de combustíveis adotados na motorização.

Vale ressaltar que o escândalo Dieselgate, eclodido nos Estados Unidos e que se espalhou por todo o mundo até chegar ao Brasil, diz respeito à fraude nos testes de emissões para homologação. Um dispositivo eletrônico alterava o comportamento dos propulsores a diesel da Volkswagen quando se identificava uma situação de ensaio, com aceleração constante, estagnada em uma faixa de rotação, por exemplo. Submetidos à rodagem nas ruas, os motores passavam a emitir muito mais poluentes do que o permitido e homologado, revelando a fraude.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s