Marchionne deixará comando da FCA Fiat Chrysler em 2019


Responsável direto pelo matrimônio entre Chrysler e Fiat e um dos nomes fortes do setor automotivo europeu, Sergio Marchionne está de saída da FCA. CEO do conglomerado ítalo-americano, o executivo vai deixar seu cargo em 2019. A revelação foi feita por John Elkann, presidente da holding Exor, que controla a gigante de Turim, e herdeiro do fundador da montadora, Gianni Agnelli, à revista italiana Panorama.

Chefe executivo desde junho de 2004, Marchionne é responsabilizado por ter reinventado a Fiat, tirando-a de uma falência potencial e tornando-a, hoje, uma gigante global junto da Chrysler. Ele não fez qualquer menção de saída da companhia, embora tenha ventilado a possibilidade em outros momentos. Segundo Elkann, ele fica na empresa até o final de 2018 “porque quer continuar o plano ambicioso para a FCA”, mas vai deixar a gigante em 2019. “Temos muitas pessoas boas para sucedê-lo”, disse o herdeiro da Fiat.

Sergio Marchionne é considerado um dos grandes nomes contemporâneos da indústria automotiva. Além de ter direcionado a Fiat novamente aos lucros, costurou acordos como o que culminou na aliança com a Chrysler, logo após a americana pedir concordata durante a crise de 2009. Antes disso, em 2005, conseguiu vender os 20% que a italiana possuía da General Motors à própria companhia de Detroit, tendo recebido muito mais do que fora pago anos antes. Ele segue à frente da empresa, com interesse declarado em formar uma nova parceria. A mais indicada, nas últimas semanas, tem sido a Volkswagen.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s