Após quase dois anos, Brasil e Colômbia enfim assinam livre comércio


Em outubro de 2015, o ALL THE CARS já revelou a existência de um acordo de livre comércio entre Colômbia e Brasil (leia aqui). No entanto, por conta das turbulências políticas tupiniquins, as tratativas acabaram adiadas. Agora, as duas nações confirmam a assinatura de uma aliança que permitirá o intercâmbio de veículos sem a incidência de impostos de importação, obedecendo cotas que avançarão gradualmente. O termo é válido por oito anos e pode ser prorrogado.

Como havíamos explicado anteriormente, o livre comércio será limitado por cotas. No primeiro ano, o intercâmbio permitido será de 12,5 mil exemplares, subindo para 25 mil no segundo ano e 50 mil a partir do terceiro. Ao final do oitavo ano, o volume pode ser revisto em um novo tratado, de acordo com a nota oficial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Apesar de o Brasil já exportar um bom volume de veículos à Colômbia, o país vizinho não despacha exemplares para cá. Mas esta realidade mudará com o acordo. Segundo o MDIC, as primeiras importações devem começar em um ano e meio, o que indica uma política de incentivos feita por parte das autoridades do novo aliado.

A Colômbia já teve o terceiro maior mercado automotivo da América do Sul, mas as quedas recentes fizeram-na perder o posto pra o Chile. Em 2016, foram emplacados por lá 253.698 veículos, 10,5% menos que em 2016. A indústria existe, ao contrário da nação andina, mas é bastante limitada. Apenas Renault e Chevrolet fabricam veículos por lá, com destaque para Duster, Cobalt, Sail e Spark.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s