Conar adverte Chevrolet, Fiat e Ford por propaganda enganosa


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) fez uma advertência às empresas Fiat, Ford e General Motors por propaganda enganosa. Após denúncia da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a entidade acatou a acusação de que o trio criou anúncios com promessas de sustentabilidade e meio ambiente que não poderiam ser cumpridas, em uma prática conhecida no meio como greenwashing. As companhias terão de adequar suas campanhas sob risco de serem multadas.

A denúncia para a General Motors se dá pelo uso do batismo Chevrolet Eco para alguns transmissões e motores. A marca alegou que “Eco” identificava “econômico” e não “ecológico”, mas o Conar rejeitou a justificativa, pois a peça publicitária prometia redução de emissão de poluentes. Tal alegação, argumenta a Proteste, poderia levar o consumidor a acreditar em um apelo sustentável do produto.

Na Fiat, a propaganda do Pneu Superverde foi o alvo da Proteste. A montadora apontava uma tecnologia sustentável do produto, garantindo menor consumo, alta durabilidade e preservação do meio ambiente. A Proteste apontou que, mesmo com tais benefícios, o processo de produção e descarte do composto derruba seu caráter “verde”. O Conar determinou maior precisão nas informações ambientais, solicitando alteração nas peças publicitárias.

Já o da Ford foi considerado o mais crasso. Ao apresentar o Ford Fusion, a empresa destaca que o motor EcoBoost garante equilíbrido entre potência e economia, tendo menor emissão de dióxido de carbono (CO2). No entanto, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro concedeu nota D para o sedã, em comparação com outros veículos da categoria, apontando-o como um dos mais nocivos ao ar em seu segmento.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s