Rota 2030 quer desenvolver indústria nacional até o fim da próxima década


O governo federal deu início às discussões para formatar o Rota 2030, o próximo regime automotivo para incentivar a indústria nacional. Com o objetivo de substituir o polêmico Inovar-Auto, criticado por uns e elogiado por outros, o programa está ainda em desenvolvimento. Para tanto, autoridades se reuniram com representantes da associação das montadoras, Anfavea, dos fabricantes de autopeças, Sindipeças, e das companhias importaras, Abeifa. As partes trabalham em um plano para criar mecanismos de crescimento em todo o segmento.

De acordo com o governo, o Rota 2030 deve vigorar por 15 anos, com três ciclos de desenvolvimento. A intenção é fazer com que as políticas setoriais sejam válidas por um prazo estendido, em consonância com o planejamento do segmento. “A ideia é ir além dos ciclos políticos de quatro anos. As decisões empresariais, em geral, são tomadas em ciclos mais longos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet. Ele lembra que o ramo é responsável por 22% do PIB industrial tupiniquim.

Ainda há muitas diretrizes a serem definidas. Por isso foi criado o Grupo de Alto Nível 2030 (GAN 2030), destinado a trabalhar em torno do projeto. De início, porém, a promessa é que o Rota 2030 seja mais claro que o Inovar-Auto, que ainda tem pontos indefinidos, mesmo tendo sido criado no final de 2012, e dê competitividade global à indústria nacional. O GAN trabalha em seis temas: P&D e engenharia; reestruturação da cadeia de autopeças; segurança veicular; fábricas premium ou com baixo volume; estrutura de custos; e eficiência energética e novas tecnologias para motorização. Um dos pontos mais criticados, o IPI adicional de 30 pontos percentuais para importados deve cair no Rota 2030.

A promessa do governo é formalizar o Rota 2030 no dia 30 de agosto.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s