Renault faz previsão de F1 do futuro com o conceito RS 2027 Vision


De volta à Fórmula 1, a Renault promete ficar na categoria por um bom tempo. E, nas suas perspectivas, a competição mudará bastante nesse período. A francesa apresentou recentemente o conceito RS 2027 Vision, que faz um ensaio de como devem ficar os monopostos da F1 durante a próxima década.

Atuando na Fórmula E, de carros elétricos, a Renault sabe do quão importante é a aerodinâmica. E sua aposta é de que ela fique ainda mais “pesada”, a ponto de fazer os monopostos da Fórmula 1 perderem muito da carenagem elevada, aproximando-se dos “charutinhos” dos primórdios da categoria. No entanto, soa estranho imaginar um veículo deste tipo de competição sem uma asa posterior.

De todo modo, na visão dos franceses a F1 exigirá o peso máximo de 600 kg, enquanto os motores chegarão a 1 megawatt (1.360 cv) de potência. Baixar a massa exigirá o uso de componentes como célula de sobrevivência em fibra de carbono com impressão 3D, cockpit transparente com cobertura como nos aviões caça e iluminação por LED externa com informações para o público, como a posição do carro na prova.

Já em relação ao desempenho, deve-se manter o conjunto híbrido com motor 1.6 V6. O recuperador de energia cinética (Kers) ficaria fixado em 780 cv (500 kW), mais de quatro vezes mais que os atuais (120 kW). Para tanto, o sistema de tração seria integral, com um Kers em cada eixo. O combustível fóssil ficaria limitado a 60 kg para reduzir o impacto ambiental da competição. Hoje, o limite é de 105 kg.

A Renault ainda acredita que os carros terão a tecnologia V2V, que permite uma comunicação entre eles. Eles informam uns aos outros detalhes como posição na pista e recebem dados da direção da prova. Além disso, há um sistema de condução autônomo para situações como entradas de safety car ou quando se quer limitar a velocidade dos carros em pista.

Se tudo isso chegará às pistas, ainda não sabemos, tampouco se acontecerá em somente uma década. Mas impossível não é…

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s