Toyota atualiza ESP e Hilux passa no Teste do Alce


Apesar de não ser tão significativo no Brasil, ainda que não sejam incomuns acidentes causados por grandes animais nas estradas, o “Teste do Alce” é de suma importância em alguns locais. A revista sueca Teknikens Värld realiza ensaios do tipo corriqueiramente e reprovou a Toyota Hilux há seis meses (leia aqui). Agora, a publicação mostra uma nova simulação, aprovando a picape após algumas mudanças promovidas pela montadora japonesa.

Segundo a revista, a Toyota afirma ter alterado a pressão recomendada para os pneus com carga máxima, como é feito o teste, e reprogramado a atuação do controle de estabilidade (ESP). No novo ensaio da Teknikens Värld, a simulação manteve os quatro ocupantes e a carga de 800 kg na caçamba e confirmou que as modificações surtiram efeito: a Hilux manteve as quatro rodas no chão, sendo passível de controle.

Após o teste, que consiste em fazer mudanças bruscas de faixa a 67 km/h em um intervalo de 11 metros, simulando a aparição surpresa de um alce na pista, o jornalista Linus Prötz elogiou as mudanças. Para ele, a direção parece “um pouco adormecida”, mas é louvável que a Toyota tenha ouvido clientes e imprensa e alterado o comportamento da Hilux. No entanto, como este segundo ensaio foi feito na Espanha, ele disse que fará uma nova avaliação na Suécia para confirmar que as mudanças ocorram em todas as unidades vendidas na Europa. A Toyota, porém, não falou sobre um possível recall para atualizar os exemplares já comercializados.

Não se sabe se o mesmo acontecerá no Brasil, onde é comercializada a variação produzida na Argentina. Por lá, onde a Hilux liderou as vendas em 2017, não há menção da Toyota local de realizar alterações em sua picape.

O novo Teste do Alce da Hilux:

O teste anterior, quando a Toyota Hilux foi reprovada:

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s