F1: Com “salto” na largada, Bottas conquista primeira vitória na categoria


Parecia que a Ferrari não teria dificuldades para vencer o Grande Prêmio da Rússia. Após ocupar as duas vagas na primeira fila, com Sebastian Vettel na pole, a escuderia só precisaria administrar a vantagem em um circuito travado, com apenas um ponto de ultrapassagem. Mas a largada foi determinante para que a Mercedes triunfasse. Com um “pulo de gato”, Valtteri Bottas superou a dupla vermelha já nos primeiros metros, tomando a ponta para não mais soltá-la – exceto no período entre sua parada e a de Vettel. O finlandês, assim, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, colocando lenha na fogueira da temporada 2017. (Novamente, o ALL THE CARS fez o tempo real da corrida em seu perfil no Twitter)

A CORRIDA

A etapa russa não é conhecida por surpresas, por seu traçado travado e de poucas áreas de ultrapassagem. Por isso, o desempenho pífio da McLaren não seria de se estranhar. O problema é que a equipe inglesa viu um de seus carros apresentar problemas ainda na volta de apresentação, fazendo com que Fernando Alonso sequer largasse. Com a necessidade de um segundo giro de aquecimento, a largada saída atrasou, mas foi essencial para o resultado. Com a ultrapassagem dupla, Bottas pulou para a ponta, à frente do pole Vettel. Raikkonen se defendeu das investidas de Hamilton e manteve o terceiro lugar. Massa conseguiu manter o sexto posto, ultrapassando Ricciardo, mas sendo superado por Verstappen.

A partir dali, a corrida reservou poucas emoções. Vettel não deixava Bottas deslanchar, mas pouco ameaçou. Sua maior chance foi quando o finlandês parou. Ao retornar, a Mercedes apresentava desempenho fraco, mesmo com pneus novos. O tetracampeão, então, começou ampliar a vantagem, embora ela tenha sido insuficiente para mantê-lo na dianteira quando este parou. Em seu retorno, novamente uma aproximação rápida, mas não houve uma investida sequer na tentativa de assumir a ponta.

A monotonia tomou conta da corrida. O tradicionalmente imprevisível Verstappen também não apareceu. Os pontos mais altos foram a batida entre Palmer e Grosjean na primeira curva da prova, o abandono de Daniel Ricciardo por problema nos freios e a ameaça de fim de corrida para Hamilton. O inglês reclamava do superaquecimento do carro e de problemas nos freios, mas eles aparentemente foram sanados ao longo da prova – ele chegou a fazer a volta mais rápida, inclusive.

Massa, que largou em sexto, acabou em nono, prejudicado por um pneu furado e a necessidade de uma parada extra nos boxes. Seu parceiro de Williams, o canadense de 18 anos Lance Stroll, enfim cumpriu todas as voltas previstas, quase pontuando – foi o 11º. Na McLaren, a boa nova foi que Stoffel Vandoorne conseguiu completar sua segunda prova no ano. O companheiro, Alonso, segue sem concluir um GP em 2017.

A quinta etapa da Fórmula 1 2017 acontece na Espanha, no circuito de Barcelona, no dia 14 de maio.

GP VTB DA RÚSSIA (52 voltas)
1. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes – em 1h28min08s743
2. Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari – a 0s617
3. Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – a 11s000
4. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – a 36s320
5. Max Verstappen (HOL) – Red Bull-TAG Heuer – a 1min00s416
6. Sergio Perez (MEX) – Force India-Mercedes – a 1min26s788
7. Esteban Ocon (FRA) – Force India-Mercedes – a 1min35s004
8. Nico Hulkenberg (ALE) – Renault – a 1min36s188
9. Felipe Massa (BRA) – Williams-Mercedes – a 1 volta
10. Carlos Sainz Jr (ESP) – Toro Rosso-Renault – a 1 volta
11. Lance Stroll (CAN)  – Williams-Mercedes – a 1 volta
12. Daniil Kvyat (RUS) – Toro Rosso-Renault – a 1 volta
13. Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari – a 1 volta
14. Stoffel Vandoorne (BEL) – McLaren-Honda – a 1 volta
15. Marcus Ericsson (SUE) – Sauber-Ferrari – a 1 volta
16. Pascal Wehrlein (ALE) – Sauber-Ferrari – a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM
Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull-TAG Heuer
Jolyon Palmer (ING) – Renault
Romain Grosjean (FRA) – Haas-Ferrari
Fernando Alonso (ESP) – McLaren-Honda

VOLTA MAIS RÁPIDA
Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – 1min36s844 (volta 49)

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s