Vendas de importados voltam a cair no Brasil durante abril


As vendas de carros importados seguem em queda acentuada no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), suas 18 afiliadas comercializaram 2.044 veículos em abril. O volume é 28,4% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado (2.856), já fraco em relação a períodos anteriores. Em comparação com março de 2017, a retração foi um pouco menor: 16,7%. As vendas diárias, ao menos, aumentaram de 106 para 113 veículos.

Com o resultado de abril, as cifras no quadrimestre seguem caindo consideravelmente frente a 2016. Nesse ano, o Brasil emplacou 8.128 veículos das associadas à Abeifa, contra 12.716 licenciamentos do mesmo período do ano passado. Assim, sua participação no bolo de vendas foi pequena: 1,33%.

A entidade questiona, neste âmbito, a manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) extra para importados, mantendo isenta apenas uma cota de 4,8 mil carros. “Voltamos a indagar por que manter os 30 pontos percentuais no IPI até o final do ano, impedindo a recuperação do setor de veículos importados e, por consequência, a sobrevivência da rede autorizada de concessionárias”, pergunta o presidente da associação, José Luiz Gandini. Para ele, derrubar a sobretaxa de 30 pontos percentuais pode resultar em maiores vendas e consequente aumento de recolhimento de impostos. Ele lembrou ainda que a indústria nacional tem observado crescimento nas exportações, não havendo possibilidade de desequilíbrio na balança comercial.

RESULTADO INTERNO

Entre as 18 afiliadas, a líder de abril foi a Kia, com 608 emplacamentos, seguida por JAC (309) e Volvo (259). Considerando-se também a produção nacional, o maior volume foi da BMW, totalizando 626 unidades, com a Land Rover emplacando 492 carros. No acumulado, somente a Aston Martin, que deixou recentemente o mercado (leia aqui), não registrou vendas. As menores, depois dela, foram Rolls-Royce (1), Ferrari (4) e Lamborghini (4). Os líderes em 2017 são Kia (2.471), BMW (2.455) e Land Rover (1.381).

Nos veículos, o mais demando das 18 associadas em 2017 até agora foi o BMW X1, com 948 licenciamentos, seguido pelo Land Rover Discovery Sport (863). Também registraram vendas aquecidas os modelos BMW Série 3 (804), o Land Rover Range Rover Evoque (617), o Kia Sportage (807), o JAC T5 (773) e o Volvo XC60 (644).

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s