A Toyota havia planejado, em 2015 (leia aqui), nacionalizar o híbrido Prius. Para tanto, o governo brasileiro deveria incentivar sua produção, reduzindo a carga tributária sobre veículos ecologicamente corretos, que requerem maior tecnologia embarcada. O apoio estatal não veio e o projeto foi engavetado (leia aqui). Agora com a iminente troca de regime automotivo, passando do Inovar-Auto para o Rota 2030 (leia aqui), autoridades tupiniquins sinalizam para um apoio maior a elétricos e híbridos. E isso fez a Toyota reconsiderar a montagem do modelo no Brasil.
Segundo o site da revista Autoesporte, a Toyota monitora as discussões em torno do regime. Uma das propostas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é que o governo reduza impostos para companhias que invistam em carros com maior eficiência energética. Uma pessoa ligada à montadora japonesa confirmou à revista que, caso a medida seja adotada, a tendência é de nacionalizar o híbrido. “Volta para a mesa de negociações a produção do Prius no Brasil”, disse a fonte misteriosa.
Líder de vendas do mercado japonês em março (leia aqui), o Prius é vendido em versão única no Brasil, tabelada em R$ 126.600. Ele mescla um motor elétrico e um 1.8 a gasolina (ciclo Atkinson) para entregar 123 cv. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo médio do modelo fica em 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
[ Fonte: Autoesporte ]