Argentina derruba impostos para híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio


A Argentina deu mais um passo à frente do Brasil com relação à tecnologia automotiva. Após tornar obrigatória a adoção do controle de estabilidade (ESP) a partir de 2018 (leia aqui), a nação vizinha agora vai incentivar a comercialização de carros ecologicamente corretos. Por decreto, publicado no diário oficial, o presidente Mauricio Macri determinou a redução e até isenção de impostos de importação para híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio.

Até o momento, o imposto de importação para tais veículos era de 35%, o mesmo praticado no Brasil. O percentual era o mesmo para modelos somente com propulsor a combustão. A partir de agora, a incidência será de 5%, 2% ou zero, a depender da categoria determinada no decreto.

Há, porém, duas ressalvas: a bonificação está limitada a seis mil unidades ao longo dos próximos três anos; e somente empresas com fábrica na Argentina contarão com a redução. As montadoras lá presentes são Agrale, FCA Fiat Chrysler, Ford, General Motors/Chevrolet, Honda, PSA Peugeot Citroën, Renault-Nissan, Scania, Toyota/Lexus e Volkswagen (engloba Audi e Seat). As locais Zanella e Ralitor, que monta JMC, Fotone Baic, também se incluem. Importadoras como a Hyundai, que é uma das empresas que mais investe em carro a hidrogênio e está fora do benefício, reclamaram da medida.

As categorias são oito: híbridos prontos para venda (5%); híbridos desmontados ou semidesmontados (0%); elétricos prontos (2%); elétricos desmontados (2%); híbridos com capacidade de carga de até 1,5 tonelada prontos (5%); híbridos com carga e 1,5 t desmontados (0%); elétricos a hidrogênio prontos (2%); e elétricos a hidrogênio desmontados (0%). A diferenciação, ainda que com alíquotas semelhantes, serve para futuras políticas de incentivo.

Vale lembrar que recentemente a petrolífera YPF anunciou a criação de 110 pontos de recarga de baterias em toda a Argentina (leia aqui).

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s