Enquanto a segunda geração (leia aqui) não chega, a Volkswagen vai trabalhando ainda com a primeira linhagem do Tiguan. Já com sinais de cansaço, ela ganhou o reforço do motor 1.4 TSI em setembro de 2016 (leia aqui). No entanto, enxugando a gama, agora o SUV perdeu seu propulsor mais forte, o 2.0 TSI, com o qual foi lançado há oito anos.
A VW não explicou o motivo do fim do Tiguan 2.0. Ao que tudo indica, porém, o modelo esgotou os estoques com tal propulsor, que teria já sido descontinuado nas fábricas estrangeiras. O 1.4 TSI, porém, também não deve se alongar por muito tempo. A segunda geração deve chegar aqui no fim do ano, apenas na carroceria alongada Allspace (leia aqui), com produção mexicana.
A atual versão 1.4 TSI do Tiguan é comercializada por R$ 128.270. De série, há itens como seis airbags, controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), sensor de pressão dos pneus e central multimídia com espelhamento da tela dos celulares. O propulsor a gasolina rende 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio de dupla embreagem (DSG) e seis marchas.