Não é segredo que a BMW trabalha em um novo cupê, junto da Toyota, para substituir o Z4. Até então, porém, o modelo era tratado como Z5, seguindo certa lógica na sequência de nomenclaturas. Mas a marca bávara confirma que não teremos uma mudança de batismo, o que garante uma terceira geração ao esportivo.
Até então, a imprensa estrangeira tratava o modelo como Z5 por suceder o Z4, tal qual ocorrera com o Z3. No entanto, depois de duas gerações do Z4, trocar o nome poderia não fazer tanto sentido. Agora, com a BMW querendo definir bem suas famílias, o batismo já existente ganhou ainda mais força. Mas quem bateu o martelo foi Ludwig Willisch, que comanda as operações da empresa nas Américas. Ao site AutoGuide, ele foi claro: “[o novo modelo] será chamado Z… provavelmente 4.”
Questionado sobre o uso de motores de seis cilindros e da oferta de transmissão manual, o executivo manteve o tom esclarecedor. “Z4 não é a indicação do número de cilindros. E muita gente diz que é legal oferecermos câmbio manual, mas dirigem automáticos”, pontuou.
Ou seja: podemos esperar pela terceira geração do Z4, a ser revelada no fim do ano, com propulsor de seis cilindros e caixa automática. A segunda linhagem foi aposentada em julho de 2016 (leia aqui).