Dieselgate II: Governo dos EUA processa FCA Fiat Chrysler por motores fraudulentos


Ontem (23), você leu no ALL THE CARS que a FCA Fiat Chrysler apresentou uma solução para seus motores a diesel que burlaram testes de emissões nos Estados Unidos (leia aqui). O caso, semelhante ao Dieselgate da Volkswagen, não havia rendido, ainda, sanções à gigante ítalo-americana. No entanto, o governo do Tio Sam abriu um processo contra a montadora por utilizar um software para fraudar os ensaios de homologação ambiental no país. A medida baixou as ações da companhia em 2,9%.

Em sua petição, o Departamento de Justiça menciona a subsidiária de motores VM Motori, controlada totalmente pela FCA desde outubro de 2013 (os primeiros 50% foram adquiridos em 2010), que desenvolveu os propulsores envolvidos no caso. Segundo o órgão, e-mails trocados internamente e documentos escritos em italiano falavam dos problemas com emissões dos equipamentos. Ao ser acusada do crime, a Fiat Chrysler negou ciência do caso e se comprometeu a auxiliar em sua resolução.

O “Dieselgate da FCA” veio a público em janeiro, quando a agência ambiental dos EUA, EPA, identificou um software malicioso nos 3.0 a diesel do Jeep Grand Cherokee (V6) e da Ram 1500 (quatro cilindros). Eles faziam os propulsores operarem em condições plenas durante 22 minutos, deixando-os mais poluentes depois desse período. Especialistas afirmam que tal mudança seria até mesmo “normal”, pois as características deste tipo de motor exigem esta medida para garantir a integridade física do conjunto. O problema estaria presente em 104 mil veículos, todos feitos entre 2014 e 2016. Na ocasião, além das sanções criminais, a EPA afirmou que a multa máxima à FCA chegaria a US$ 4,6 bilhões.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s