Geely anuncia compra da Lotus; malaia Proton também é incorporada


Lotus Evora 400

A tradicional Lotus está com novo proprietário. A chinesa Geely, que controla a Volvo desde o final de 2009 (leia aqui), anunciou a aquisição de 51% das ações da marca inglesa, que até então eram controladas pela Proton. A empresa malaia, aliás, também foi comprada: 49,9% de seus ativos agora pertencem aos chineses. Desde fevereiro (leia aqui), havia especulação a respeito do negócio.

Proton Satria Neo

Em comunicado, a Geely anunciou que pretende recolocar a Lotus no caminho de vanguarda e ampliar a tecnologia embarcada da Proton. “Pretendemos criar uma rede de trabalho conjunta para explorar sinergias em pesquisa, desenvolvimento, produção e alcance de mercado”, explica a gigante chinesa. “Queremos colocar em prática o potencial da Lotus Cars”, afirma o diretor financeiro da adquirente, Donghui Li. Os outros 49% ficarão nas mãos da Etika Automotive, um braço da DRB-Hicom, então proprietária da marca inglesa.

Lotus Exige S

A compra de 49,9% da Proton é outra vitória da Geely: a empresa estava na mira da Suzuki e da PSA Peugeot Citroën, nova proprietária da Opel (leia aqui). Ela é considerada estratégica para atuação no Sudeste da Ásia, especialmente na briga com companhias japonesas. Fundada em 1983, seu nome não está diretamente ligado à partícula subatômica que estudamos, mas sim à sigla para Perusahaan Otomobil Nasiona ou “Companhia Automotiva Nacional” em malaio. Desde 2007, quando foi privatizada, pertencia à DRB-Hicom.

Proton Iriz

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s