Rota 2030 acabará com o IPI extra, diz Anfavea


O novo regime automotivo brasileiro só será anunciado em agosto. No entanto, já se tem uma prévia do que o Rota 2030 exigirá e concederá. Um dos pontos mais criticados e que levou o País a ser alvo de protestos na Organização Mundial do Comércio (OMC) será extinto: a cobrança de 30 pontos percentuais extras do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para importados. Seu fim foi garantido pelo presidente da Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale.

Sucessor do Inovar-Auto, que se encerra em 31 de dezembro deste ano, o Rota 2030 é a nova diretriz do setor no Brasil. Com ele, entidades ligadas à indústria automotiva pretendem criar metas de eficiência, capacitação e inovação tendo incentivos como contrapartida. O IPI extra, criticado na OMC e que limitou a operação de importadoras como a Kia, enfim cairá. Deste modo, veículos trazidos do exterior passarão recolher o mesmo imposto industrial de nacionais, incidindo somente a taxa de importação de 35% como diferencial tributário – o máximo, aliás, permitido pela OMC.

Para Megale, este ponto é uma evolução considerável no Rota 2030 frente ao Inovar-Auto. O regime em vigor, criado em 2012, está se encerrando e tem muitas questões inacabadas. “O Inovar-Auto está chegando ao fim e ainda está sendo regulamentado”, aponta o presidente da Anfavea. Apesar disso, ele reconhece o aumento nos investimentos que o programa criou e também a rastreabilidade de componentes, que garantiu maior qualidade junto a fornecedores.

Uma das metas do Rota 2030 é qualificar os fornecedores brasileiros e dar competitividade a eles também junto a estrangeiros. Para isso, também estão presentes nas reuniões acerca do regime entidades como o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças).

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s