NEVS finalmente sai do papel; Saab 9-3 volta à vida como elétrico compartilhado


Após adquirir a massa falida da Saab (leia aqui), exceto o direito de uso de seu nome (leia aqui), o consórcio NEVS (sigla em inglês para Veículo Elétrico Nacional da Suécia) conseguiu, enfim, cumprir seus planos. Após cinco anos de atrasos com negociações e desenvolvimento de produto, a empresa vai oferecer o sedã e a perua 9-3 na China, mantendo os batismos originais. Eles terão propulsão elétrica, é claro, e serão comercializados com sistema de compartilhamento.

NEVS 9-3Em comparação com os originais, os 9-3 chineses trazem alterações estéticas pontuais. Além de deixar de lado os logotipos da Saab, ambos receberam novos faróis, grade, para-choques, lanternas e tampa do porta-malas, entre outros detalhes. Internamente, ainda que não haja foto, a dupla apresentará modificações óbvias na alavanca de transmissão e no quadro de instrumentos. A NEVS afirma ainda que ambos serão equipados com conexão sem fio (Wi-Fi) e um filtro de cabine de última geração, para circular pelas poluídas metrópoles da China.

NEVS 9-3

Utilizando a plataforma original do 9-3, datada de 2003, a empresa não deu muitos detalhes sobre a propulsão. Tudo o que se sabe é que a autonomia aproximada dos modelos ficará em 300 km, suficiente para viagens de média distância.

O compartilhamento dos carros acontecerá na cidade de Tianjin, mais conhecida no Brasil por abrigar clubes de futebol como Teda e Quanjian, onde atuam e atuaram jogadores tupiniquins. Mas a NEVS afirma que há outros 150 mil pedidos para particulares. Por ora, a produção se concentra na China, mas vale lembrar que ela é dona da fábrica de Trollhättan, na Suécia, e possui um acordo de montagem com o governo da Turquia (leia aqui).

NEVS 9-3

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s