Após fazer mistério com alguns teasers, a Subaru revelou novas versões para os modelos BRZ e WRX. A expectativa criada, porém, pode decepcionar quem esperava um cupê mais nervoso. Neste caso, somente o sedã recebeu uma dose extra de potência, embora ambos tenham incorporado novidades visuais e aerodinâmicas. Quer saber quais? Confira abaixo.
SUBARU BRZ TS
Começamos por aquele que “decepcionou”. Chamada tS, sigla para “tuned by STI”, a novidade é uma atualização do modelo lançado pela Subaru há três anos no Japão. Com as mudanças, ele chega ao restante do planeta. E, como já deixamos claro, ele não tem cavalaria extra, mantendo os 205 cv do 2.0 boxer.
Se a potência não mudou, ao menos a Subaru concentrou seus esforços em outros aspectos. A marca destaca a suspensão retrabalhada, aplicando amortecedores e molas Sachs nos dois eixos, e a adoção de rodas de 18 polegadas (215/40) com pneus Michelin Pilot Sport 4, que escondem os discos de freio Brembo. Para melhor rigidez, há barras anti-torção reguláveis no cofre do motor e reforços em subchassi e monobloco. Em termos aerodinâmicos, as novidades ficam para o difusor posterior, as saias laterais, o spoiler frontal e a asa traseira em fibra de carbono, com ajuste manual.
Também foram feitas alterações estéticas e de acabamento. A carroceria exibe detalhes vermelhos em grade e para-choque traseiro e pintura em preto brilhante em antena e retrovisores. Os emblemas também adotaram a cor escura e as luzes de neblina deram lugar a coberturas com a inscrição STI. A carroceria pode ser pintada nos tons azul WR Pearl, branco Crystal Pearl e preto Crystal Silica. No habitáculo, o revestimento é em couro e microfibra (Ultrasuede) com detalhes também vermelhos (costuras e cintos) e o emblema da versão, tS, bordado nos apoios de cabeça.
WRX STI TYPE RA
Baseado no STI, o Type RA é ligeiramente mais potente que o “original”. Batizado assim por significar “Record Attempt” – ou “tentativa de recorde”, sigla já utilizada em outra ocasião em que a Subaru tentava registrar seus feitos -, o modelo tentará ser o mais veloz em Nürburgring Nordschleife no fim do ano, em uma variação mais nervosa. Ela não será comercializada, sendo representada por este modelo das fotos.
Como diferenciais, o Type RA tem 315 cv (5 cv a mais que o STI “comum”), peso menor e comportamento mais arisco. A cavalaria extra vem do mesmo 2.5 boxer, que recebeu novos pistões, sistema de admissão de ar frio exclusivo, reprogramação da central eletrônica (ECU) e sistema de escape específico. O alívio de massa foi obtido com a adoção de fibra de carbono em teto e suportes da asa posterior, remoção do estepe e uso de aros mais leves. Pintados de dourado, eles são da BBS, têm 19 polegadas e calçam pneus Yokohama Advan Sports (245/35).
O comportamento ficou mais nervoso com outras práticas. A transmissão de seis marchas, com trocas automáticas, recebeu uma terceira relação revista, além da alavanca encurtada. Além disso, a suspensão ganhou amortecedores traseiros recalibrados e dianteiros em disposição inversa, enquanto o controle de estabilidade (VDC) ficou mais permissivo. Os freios a disco, da Brembo, adotaram pinças com seis pistões na frente e duplos atrás e discos perfurados.
No visual, a Subaru aponta pintura preta para retrovisores, antena e emblemas STI e detalhes vermelhos em grade e para-choque traseiro, tal qual o BRZ tS. O spoiler frontal ajuda na estabilização em curvas de alta, segundo a marca. Por dentro, os diferenciais são principalmente os bancos esportivos Recaro, volante em microfibra (Ultrasuede) e cintos vermelhos. O console traz ainda uma plaqueta identificando o exemplar do Type RA: serão feitos apenas 500.
Aliás, vale lembrar que a sigla RA apareceu na Subaru pela primeira vez em 1989. Na ocasião, a marca bateu o recorde velocidade e resistência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com um Legacy, percorrendo 100 mil km em 18 dias, com média de 222 km/h.