Etiquetagem de pneus entra em vigor em 2018; saiba como funcionará


Você já deve ter ouvido falar no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que será obrigatório até o fim de 2017 (leia aqui) e classifica os automóveis comercializados no País por sua eficiência energética. Uma catalogação parecida também chegará aos pneus. A partir de abril de 2018, será inclusive proibido vendê-los sem o selo, que começou a ser adotado em 2015. Confira a seguir como ele funcionará.

Como já acontece com o PBEV, cabe ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aferir e certificar as informações contidas na etiquetagem de pneus. O órgão avalia compostos de construção radial em três fatores: nível de ruído (conforto), resistência à rolagem (consumo) e aderência em superfície molhada (segurança). Esta última, porém, tem ensaios em linha reta, não tendo precisão no que tange ao comportamento do equipamento em curvas.

Na etiqueta, o nível de ruído é expresso em decibéis: até 69, há uma “onda de som”; de 70 a 72 dB, são duas ondas; acima de 72 dB, três. A aderência em piso molhado é expressa em sete níveis, com a letra A para a melhor e G para a pior. A inscrição por letras também é válida no caso da resistência ao rolamento, com A para o mais econômico e G para o menos.

Com a etiquetagem, o consumidor terá a vantagem de levar o produto que melhor se encaixa em suas prioridades, além de tornar mais difícil a venda de pneus pirateados ou de má qualidade. Por outro lado, não há indicadores para durabilidade ou capacidade de frenagem, uma vez que tais características têm outras variáveis, como tipo de piso, estilo de condução, entre outros.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s