Após teasers, Jaguar apresenta versão SV Project 8 do sedã XE


Há um mês (leia aqui), a Jaguar divulgou fotos do XE SV Project 8 com carroceria camuflada, criando expectativa sobre a chegada de um rival para Audi RS4, BMW M3 e Mercedes-AMG C63. Agora a inglesa enfim revela detalhes e imagens do produto definitivo, que chega, de certo modo, com a missão de incomodar o trio alemão. No entanto, ele terá somente 300 exemplares fabricados.

Criado pela divisão Special Vehicle Operations (SVO) da Jaguar-Land Rover, o SV Project 8 tem como maior destaque a propulsão. Seu motor é o 5.0 V8 Supercharged, tradicional na dupla britânica, capaz de entregar 600 cv e 71,4 kgfm às quatro rodas pela tração AWD. Junto do câmbio automático de oito marchas, ele leva o XE aos 320 km/h, consolidando-o como o mais forte e veloz Jaguar já produzido para as ruas. Ele também é o mais rápido em aceleração da história da marca, cumprindo a prova de 0-96 km/h em 3,3 segundos.

Para chegar a tal desempenho, o três-volumes passou por uma série de alterações. O V8 ganhou nova programação na central eletrônica, maior tomada de ar e exaustor variável de titânio, além de um sistema de refrigeração exclusivo. O câmbio também recebeu alterações, como as trocas não-sequenciais que permitem reduzir da oitava para a segunda marchas, melhorando a resposta do conjunto às necessidades do “piloto”.

Auxiliando na estabilidade, a Jaguar aplicou o vetorizador de torque e outras novidades. O diferencial recebeu controle ativo (EAD), com modo de pista, para alto rendimento. A suspensão ficou mais rígida, com novas barras antirrolagem, a direção elétrica foi recalibrada e os freios passaram a ser de carbono-cerâmica com discos de 40 centímetros na dianteira e 39,6 cm atrás.

Com uso extensivo de fibra de carbono, o peso do Project 8 ficou em 1.745 kg. O material foi aplicado em spoilers, saias, aerofólio, para-choques, retrovisores e difusor. Como opção (Track Pack), há uma dieta mais extrema, que remove o banco traseiro, adotando a estrutura da célula de sobrevivência no lugar, e acrescenta assentos dianteiros de competição com cintos de quatro pontos. O interior, porém, não perde o acabamento típico britânico em painel, portas e console.

A Jaguar afirma que o XE SV Project 8 será produzido com o máximo índice de personalização, acrescentando itens ao gosto do cliente. Entre as opções, há adesivagem de competição, plaquetas personalizadas, componentes aerodinâmicos, diferentes tons para as pastilhas de freio, entre outros.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s