Custo de produção na Argentina é superior ao Brasil, diz entidade


De tempos em tempos, o assunto do “Custo Brasil” volta à pauta. A alta carga tributária, a logística falha e as instabilidades política e econômica são apontadas como motivo para tornar a indústria tupiniquim uma das mais caras do mundo. E não duvidamos disso. Porém, segundo a Associação de Fabricantes Automotores da Argentina (Adefa) garante: produzir veículos por lá é ainda mais oneroso. A entidade realizou um estudo e concluiu que montar um automóvel em seu território pode ser até 25% mais custoso que aqui e 65% mais do que no México.

De acordo com o estudo, elaborado pela consultoria Bain & Company, a comparação direta é feita com dois países que a Argentina possui acordos comerciais e que têm grandes volumes de produção. Em um infográfico (abaixo), mostra-se que a terra do tango tem o menor índice de produtividade por operário, a maior carga de impostos proporcionais além da taxação direta (ou seja, em cascata) e os maiores encargos sociais em relação ao salário. Os vencimentos, assim, custam 41% mais que os brasileiros e 85% mais que os mexicanos, por exemplo.

A Adefa pretende apresentar o relatório ao presidente Mauricio Macri, reforçando os apelos das montadoras lá instaladas para incentivar a cadeia produtiva. Atualmente, quem possui fábrica na Argentina são: FCA (Fiat Palio/Siena), Ford (Ranger, Focus), GM (Chevrolet Cruze), Honda (HR-V), Mercedes (Sprinter, Vito), PSA (Peugeot 308/408, Citroën C4 Lounge), Renault-Nissan (Logan, Sandero, Fluence, Kangoo), Toyota (Hilux/SW4) e Volkswagen (Amarok, SpaceFox).

[ Fonte: Âmbito Financeiro, via Argentina AutoBlog ]

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s