Contra aprova CNH digital; nova carteira de habilitação entra em vigor em fevereiro


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar a partir do ano que vem. Mais precisamente a partir de fevereiro de 2018, o documento passará a ser também digital, dispensando a apresentação do documento impresso. Chamada CNH-e, ela foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e requer um cadastramento para para garantir o acesso virtual.

Como facilidade, a CNH-e permite que o condutor a apresente ao agente de trânsito pelo smartphone, com certificados digitais comprovando a veracidade das informações. O documento conta também com QR Code, que agiliza a busca de dados e possíveis restrições por parte das autoridades. O código, aliás, ficará impresso também na CNH, como acontece desde maio (leia aqui).

O acesso virtual à CNH, porém, requer um pouco de tempo e paciência. O motorista interessado deve acessar o site do Departamento de Trânsito (Detran) de seu estado e confirmar o e-mail cadastro por meio de certificado digital. O equipamento usado nesse processo precisa permitir a autenticação. Do contrário, é necessário ir ao balcão para garantir o registro. Depois disso, o condutor recebe um link pelo e-mail informado para fazer login pelo smartphone mediante um PIN, também criado para este fim.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s