Fiat Mobi obtém uma estrela no Latin NCAP; Kia Rio Sedan consegue duas


O Latin NCAP divulgou os resultados de uma nova rodada de avaliações. Para o Brasil, o teste mais significativo foi do nacional Fiat Mobi, que conquistou uma estrela de segurança. Com chegada ao País prevista para 2018, o Kia Rio Sedan obteve duas de cinco possíveis. O outro avaliado foi o utilitário Chevrolet N300, indisponível por aqui, que zerou a pontuação.

Fabricado em Betim (MG), o Mobi passou por sua primeira avaliação de impacto do órgão independente. Segundo ele, o hatch proporcionou proteção fraca em simulação de colisão frontal e alta penetração da coluna na batida lateral, tal qual o Chevrolet Onix (leia aqui). No entanto, o compacto mineiro conseguiu uma estrela, mesmo também tendo ensaio reprovado pelo Latin NCAP. No impacto, a porta traseira se abriu. Para crianças, a proteção foi classificada com duas de cinco estrelas possíveis.

Montado no México, o novo Rio Sedan foi testado em “contraprova” contra sua antiga geração (leia aqui), feita na Coreia do Sul. Equipado somente com airbag para o motorista, ele teve elogiada a estrutura da carroceria, inclusive quando submetido a impacto lateral. O Latin NCAP criticou a falta de freios antitravamento (ABS) e controle de estabilidade (ESP) – no Brasil, ele terá ABS e airbag duplo -, mas ainda assim concedeu duas estrelas na proteção para adultos, a mesma nota registrada na segurança para crianças, mesmo sem ancoragens Isofix.

O terceiro produto avaliado não está disponível no Brasil. Trata-se da minivan N300, produzida pela Chevrolet na China. Ela zerou a pontuação na proteção para adultos e obteve uma estrela para crianças. Curiosamente, no impacto lateral ela aparenta ter melhor resultado que o Mobi, inclusive no material gráfico que mostra as áreas afetadas pela colisão. Contudo, o órgão destaca que as duas portas traseiras da van se abriram no ensaio. A nota mínima, porém, foi concedida pela ausência de airbags.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s