PSA conclui compra da Opel-Vauxhall


Em março, a PSA Peugeot Citroën anunciou a aquisição da divisão europeia da General Motors, composta por Opel e Vauxhall (leia aqui). Passados quase cinco meses, o conglomerado francês enfim conclui a compra, que lhe retirou € 1,3 bilhão (hoje, R$ 4,81 bilhões) dos cofres. Com a incorporação da dupla e a soma das vendas da divisão DS, o grupo volta a ser o segundo maior da Europa, ultrapassando a compatriota Renault e ficando atrás somente da Volkswagen.

Agora sob a tutela da PSA, Opel e Vauxhall deverão traçar planos para voltar a fechar as contas no azul. A francesa pretende integrar as áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), compras e produção, reduzindo custos das cinco marcas. De quebra, terá uma equipe destinada a criar soluções para tornar a dupla mais competitiva. O plano deverá ser apresentado no prazo de 100 dias. A meta é obter lucro operacional em médio prazo: 2% em 2020, chegando a 6% em 2026.

A tendência é que as marcas compartilhem ainda mais seus projetos e motores. Em um acordo recente, ainda sob o comando da GM, Opel e Vauxhall atuaram junto das francesas para criar produtos como o Crossland X, que usa plataforma da PSA (leia aqui). O próximo Corsa devem também ter origem na arquitetura da nova proprietária, com o Insignia rendendo um sedã maior para Peugeot ou Citroën. Não se sabe, porém, qual será o futuro dos comerciais Vivaro e Movano, fornecidos pela Renault, embora o Combo, hoje uma “leitura” do Fiat Doblò, vá ter origem francesa.

A união ainda exige algumas definições, como a expansão de cada marca. Porém, a PSA afirma que continuará colaborando com a General Motors – por tempo não revelado – para fornecer veículos para Buick e Holden. De todo modo, a venda coloca fim na atuação da gigante americana no Velho Continente após quase nove décadas.

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s