Mazda confirma motor de ignição por compressão homogênea para 2019


Ilustração da Mazda mostra a diferença das câmaras de combustão dos três tipos de motor

Em janeiro (leia aqui), a Mazda detalhou seu projeto de motor com ignição por compressão com carga homogênea, tecnologia identificada pela sigla HCCI. A novidade, que promete unir o melhor dos propulsores Diesel e Otto, agora tem confirmada sua chegada às ruas. O lançamento acontece em 2019, sob o nome comercial SkyActiv-X. Segundo a montadora, ele é o último passo antes da propulsão a combustão ser considerada obsoleta.

Gráficos mostram eficiência energética e emissões do HCCI

Basicamente, o sistema HCCI – que a Mazda chama de SPCCI – faz com que o propulsor opere a meio caminho dos sistemas já conhecidos, aproveitando-se do melhor que ambos têm. Como os Diesel, ele tem ignição por compressão. No entanto, diferentemente do que se pensava, vai manter as velas, para altas rotações e também garantir a combustão em baixas temperaturas. A promessa é de ampliar a eficiência em cerca de 30%, tornando-o menos poluente que os carros elétricos, que “geram emissões” no processo de obtenção de eletricidade.

A estreia do SkyActiv-X deve acontecer na nova geração do Mazda3. Nova aliada da compatriota, a Toyota também deve se aproveitar do avanço no futuro. E outras montadoras, que também pesquisam a tecnologia, certamente não deixarão de oferecer suas soluções.

Saiba mais sobre o motor com HCCI clicando aqui.

Sucessor do Mazda3 (acima) deve estrear o propulsor da linha SkyActiv-X

Anúncios

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s